Rodrigo Aiache é reeleito presidente da OAB-AC nesta sexta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal
O advogado Rodrigo Aiache foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre (OAB/AC) durante eleição nesta sexta-feira (22). Com a vitória, Aiache comanda a OAB/AC por mais três anos.
Rodrigo Aiache tem experiência na área de direito direito tributário e foi eleito em 2021. Junto com a advogada Thaís Moura, eleita vice-presidente, eles concorreram pela chapa 'União para Seguir Avançando' e ganharam mais de mil votos.
As eleições ocorreram das 8h às 17h e tinha ainda candidata à presidência Marina Belandi e vice-presidente Adriano Iurconvite.
Segundo a OAB-AC, Aiache obteve 1.011 votos e Mariana 737. Foram 507 abstenções e nove votaram em branco e 14 nulos.
"Foi uma eleição onde a advocacia mostrou que é autônoma, é independente e que não aceita nenhum tipo de imposição. Foi uma vitória da advocacia para a advocacia", disse o presidente.
O plano apresentado pela chapa de Rodrigo Aiache tem como principais objetivos: valorização e defesa da OAB-AC, transparência e governança, inovação e sustentabilidade e inclusão e diversidade.
A chapa também inclui propostas sobre empoderamento feminino, participação social. A entrevista completa na Rádio CBN pode ser conferida no site oficial.
Perfil
Natural de Campina Grande (PB), Rodrigo Aiache Cordeiro tem 44 anos e é graduado em direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), mestre em direito político e econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em direito processual civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente é auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre (OAB-AC).
É autor das obras “Princípios Constitucionais Tributários” e “Poder Econômico e Livre Concorrência”.
Advogado desde 2005, Rodrigo Aiache já atuou na Comissão de Direitos Humanos na OAB-AC, foi presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), vice-presidente e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAA/AC).
Colaborou o repórter Lucas Thadeu, da Rede Amazônica Acre.