Por g1 AC — Rio Branco


Acre segue com saldo positivo na geração de emprego — Foto: Klabin

Pelo sétimo mês consecutivo, o Acre segue com saldo positivo na geração de emprego, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em agosto, o estado acreano abriu mais 352 postos de trabalho.

No total, 4.492 pessoas foram admitidas somente em agosto e 4.140 demitidas, resultando no saldo positivo de 352 empregos. Em julho, o saldo havia ficado em 544 vagas, o que representa um montante menor em relação aos meses anteriores.

Ainda conforme os dados, serviços e comércio puxaram a geração de emprego em agosto. Confira:

  • Serviços - 261 vagas
  • Comércio - 114 vagas

Os setores da indústria (-20), agropecuária (-1) e construção (-1) tiveram salto negativo.

Entre os meses de janeiro e agosto, foram registrados 6.179 novos empregos formais ao total no Acre. A capital Rio Branco foi a que registrou o maior saldo positivo de empregos criados (299), mantendo o estoque da cidade em mais de 76.187 mil pessoas formalizadas no mercado de trabalho.

LEIA MAIS:

Na sequência dos cinco municípios que mais geraram empregos estão Cruzeiro do Sul e Brasiléia, ambos com 26, Senador Guiomard com 25 e Bujari com 24.

Saldo da criação de postos de trabalho no Acre em 2024
Fonte: Caged

Brasil

A economia brasileira gerou 232,5 mil empregos formais em agosto deste ano, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em agosto:

  • 2,231 milhões de contratações;
  • 1,998 milhão de demissões.

O resultado representa crescimento de 5,8% em relação a agosto do ano passado, quando foram criados cerca de 219,7 mil empregos com carteira assinada.

Reveja os telejornais do Acre

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!