Por Aline Nascimento, g1 AC — Rio Branco


  • Ed Elen, de 17 anos, sofreu um infarto no dia 24 de julho de 2023 quando treinava na academia

  • Ela ficou 25 dias na UTI por conta de problemas neurológicos e voltou para casa em setembro do ano passado

  • Família tenta levá-la para Brasília (DF) em busca de um tratamento melhor

  • Pais fazem rifas e campanhas para arrecadar recursos para ajudar na viagem

Família se reuniu no último sábado (3) para celebrar a chegada dos 17 anos de Ed Elen — Foto: Arquivo pessoal

A adolescente Ed Elen de Freitas, que teve um infarto e paradas cardíacas durante o treino em uma academia de Rio Branco em julho do ano passado, segue acamada, mas já consegue mexer as pernas e os braços. Ao g1, a mãe dela, a professora Aurilene Lourenço, contou que a filha sorri quando a família fala com ela.

"Ainda não fala e nem anda, mas já mexe as pernas e braços. Teve essa evolução. A consciência dela não voltou ainda, mas acho que escuta e entende. Faz um esforço para querer falar, mas não consegue. Sorri quando falamos com ela", contou.

Ed Elen, que tinha 15 anos na época e fez 17 anos no último dia 3, sofreu um mal súbito enquanto treinava no Centro de Promoção da Saúde do Sesi no dia 24 de julho de 2023. Ela precisou ser entubada e internada na tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Ela deixou a unidade em 18 de agosto daquele ano e voltou para casa em setembro. Desde então, os pais se esforçam para pagar as despesas médicas, fraldas, itens de higiene pessoal, alimentação e manter uma estrutura adaptada em casa para a filha.

Para ajudar no tratamento da jovem, os pais continuam fazendo rifas e campanhas para levantar recursos e garantir o melhor atendimento para ela. Atualmente, estão rifando vários brindes doados por amigos e conhecidos para arrecadar dinheiro e conseguir levar a filha para um hospital em Brasília (DF).

O tratamento de Ed Elen deve ser feito pelo Serviço Único de Saúde (SUS), mas os pais dela precisam de ajuda financeira para se manter na capital do país.

Adolescente teve infarto durante treino em academia em julho do ano passado — Foto: Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM:

"Estamos tentando levar ela para um centro hospitalar em Brasília, fizemos uma consulta com uma neurologista, mas ainda faltam alguns procedimentos para, talvez, chamarem ela. Estamos nos preparando e fazendo campanha porque teremos que ir para lá e não sabemos como vai ser", explicou a mãe da jovem e professora, Aurilene Lourenço.

Além de ajudar com as despesas da futura viagem, a professora destaca que a filha precisa de mais profissionais para ajudar na evolução do tratamento. "Não estamos conseguindo. Ela precisa de fisioterapia ocupacional, além de outros tratamentos e não temos condições de pagar", lamentou.

Campanha

O sorteio da rifa está marcado para 10 de setembro e as informações completas podem ser encontradas na rede social de Aurilene.

A família também passou a divulgar um vídeo nas redes sociais com imagens de Ed Elen antes do acidente para pedir ajudar. "Quem não quiser participar da rifa, pode ajudar de outra forma", confirmou a professora.

Aurilene disse também que não foi estipulado um valor de arrecadação. "O gasto é alto aqui, então, imaginamos que lá também, não conhecemos ninguém, os dois não vão poder ficar no hospital. Um de nós vai ter que ficar hospedado em algum lugar", complementou.

Confiante na recuperação da filha, a professora diz que seguirá lutando pela melhora da adolescente com fé e perseverança, sabendo que o processo poderá ser muito longo.

"Vamos tentar o máximo que puder, não vamos desistir e sabemos que para Deus nada é impossível. O que pudermos fazer para ela voltar vamos fazer, o máximo possível. Vamos tentar todos os meios, não podemos desistir", concluiu.

VÍDEOS: g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!