Adelcivane Gomes de Azevedo, foragido do presídio Manoel Néri, em Cruzeiro do Sul, é o único que ainda falta ser recapturado — Foto: Arquivo/Iapen-AC
Após uma semana foragido, o detento Adelcivane Gomes de Azevedo foi capturado na manhã desta sexta-feira (19) de bicicleta na Avenida Coronel Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Ele e outros três presos fugiram no último dia 12 do Presídio Manoel Neri da Silva. Veja detalhes abaixo.
A informação também foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) por meio de nota.
Azevedo, também conhecido como 'Vane', é acusado de vários crimes e já fugiu do presídio em 2017, durante uma fuga de 16 detentos. Na época, ele estava escondido na casa da mãe.
Ainda na sexta (12), foram recapturados Dhon Everton Dos Santos Martins e Lucas Francisco da Rocha. Os dois também estavam em uma área de mata próxima ao presídio, onde as equipes de buscas concentraram os esforços inicialmente. Moisés Nascimento Cassiano foi encontrado um dia depois.
O delegado Adan Ximenes explicou que o reeducando estava sendo monitorado desde a semana passada pela Polícia Civil. Ao ser abordado, Adelcivone Azevedo chegou a bater com a bicicleta na viatura da polícia.
Polícia recapturou três fugitivos do presídio Manoel Néri, no interior; ainda falta um
A captura foi feita por policiais da Núcleo de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio. "Faltava a prisão desse último indíviduo que já estava sendo monitorado por ser conhecido pelo núcleo de investigação porque já responde por furto e roubo", destacou.
O delegado explicou que o detento ainda tentou fugir da captura. "Ele estava nas mediações do Centro, local onde tem os assaltos a estabelecimentos comerciais, e provavelmente estava articulando a prática de outros crimes", concluiu.
Fuga após buraco em parede
Dhon Everton (1º), Lucas Francisco (2º) e Moisés Nascimento (3º) fugiram do presídio Manoel Néri em Cruzeiro do Sul e foram recapturados em menos de 24h — Foto: Arquivo/Iapen-AC
A fuga, descoberta por volta das 5h de sexta, ocorreu após os detentos conseguirem fazer um buraco em uma das paredes da cela em que estavam. Para isso, eles utilizaram a peça de ferro de um ventilador como ferramenta para abrir caminho.
Durante inspeção, um policial penal percebeu vestígios de fuga no alambrado ao redor do presídio. A equipe de plantão foi acionada e confirmou que a parede da cela havia sido comprometida, assim como a fuga dos quatro.