Vendedores de tacacá e outros caldos aproveitam quedas na temperatura para alavancar o comércio — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
O segundo semestre de 2024 começou com uma onda de frio em boa parte do Brasil, chegando a -7,2°c no sul do país. Na região norte o tempo também mudou.
LEIA TAMBÉM:
No Acre, o calor é bem intenso, mas o mês de julho chegou um pouco diferente, com as temperaturas lá em baixo. E claro que os acreanos aproveitaram pra tirar o agasalho do guarda-roupa e também para tomar aquele famoso tacacá.
Quem também estava na fila aguardando a vez para pegar o tacacá era a consultora de turismo Ana Meira, que está no Acre de passagem, mas não perdeu tempo para aproveitar a friagem. Ela diz que veio de Goiás, onde não é possível encontrar o prato.
“A gente veio passar o final de semana aqui numa formatura e está sendo bem bacana, esse tempo tá maravilhoso. Eu vim tomar um tacacá em Goiás a gente não tem tacacá. Quando [a gente] vem aqui, tem que aproveitar”, conta.
Consultora de turismo que veio de Goiás aproveitou o frio para experimentar tacacá — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Com a chegada das baixas temperaturas os comerciantes comemoram. Núbia Sobral vende caldos na parte central da capital acreana, e destaca que já estava preparada para a quarta friagem do ano no estado.
“A gente já estava preparado para esse frio hoje. Daqui a pouco você vai ver a fila que vai estar por aqui. Muita gente, é o tempo que a gente espera para vender um pouquinho mais”, avalia.
Segundo o serviço meteorológico Climatempo, a mínima para esta segunda-feira deve chegar a 16ºC. Quem é acostumado com temperaturas acima dos 30ºC, aproveita para passear pelos pontos turísticos da capital, como o pedreiro Climas Almeida, que fez um passeio com a família nesse domingo (30).
“Trazer para dar uma passeada, em família, é bom demais. Um tempinho desse para dar uma volta pela Gameleira, pela nossa cidade de Rio Branco”, comemora.
Quarta onda de frio chega ao Acre neste domingo (1º) e acreanos aproveitam friagem
Friagem
Friagem no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
O período de frio intenso deve durar até a próxima terça-feira (2) e quebra uma sequência de dias quentes que se instalou no país desde 5 de maio, principalmente na faixa central do país.
Segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ainda sob a atuação do fluxo de umidade transportado dos setores norte da Amazônia, além de mais nebulosidade neste domingo, há possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas no decorrer da tarde.
Na região oeste do estado, o tempo será de céu variando de nublado a parcialmente nublado. Nas demais áreas, espera-se condições de nebulosidade variando entre parcialmente nublado a nublado.
Seca antecipada
O estado já sente os efeitos de uma seca antecipada . Por causa da falta de chuvas e do baixo nível dos rios, o governo do estado decretou, no dia 11 de junho, situação de emergência. O nível do Rio Acre, em Rio Branco, já está abaixo dos dois metros. Já em Cruzeiro do Sul, a cota do Rio Juruá já é a menor dos últimos cinco anos para o mês de junho.
O decreto de nº 11.492 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), é válido para os 22 municípios acreanos e considera dados mapeados que "apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses".
Domingo (30/06) vai ser de frio em todo país