Trecho da Estrada Dias Martins será fechado para a construção de um viaduto — Foto: Val Fernandes/Asscom Prefeitura de Rio Branco
Com a construção de um viaduto para melhorar o fluxo de trânsito na Estrada de Martins, em Rio Branco, o trânsito precisará ser alterado na região. De acordo com Benício Dias, superintendente da RBTrans, foram traçadas duas opções principais que servirão de alternativa durante a construção, que deve durar oito meses.
LEIA TAMBÉM:
A primeira é direcionar a circulação rumo aos bairros Conjunto Universitário e Tucumã a partir da Rua Manaus, que faz cruzamento com a Rua Isaura Parente, logo após a Dias Martins. Outra opção é direcionar o trânsito para o Conjunto Esperança, a partir da rotatória do bairro Tangará.
“Nós distribuímos rotas alternativas para minimizar o impacto na vida do nosso cidadão. Nós teremos duas opções, que é a opção pela Rua Manaus, no sentido Conquista, e o trânsito será distribuído para essa região, para quem vai para Conjunto Universitário, Tucumã. E na outra rotatória do Tangará, que vai deslocar o trânsito para o Conjunto Esperança. De lá, também, os motoristas vão encontrar rotas para os seus destinos”, explicou o superintendente em entrevista à Rede Amazônica Acre.
Construção
RBTrans explica como fica o trânsito durante construção do elevado na Estrada Dias Martins
No dia 29 de setembro, o prefeito Tião Bocalom assinou a ordem de serviço para iniciar a construção do viaduto. O objetivo, segundo a prefeitura, é amenizar os congestionamentos na região e tornar o deslocamento mais fluído.
Além das obras na Dias Martins, no cruzamento com a Rua Fátima Maia, também está prevista a construção de uma elevação na rotatória em frente à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
“Cidade moderna tem viadutos e prédios. Então a gente já está iniciando o primeiro viaduto agora, que é esse daqui do Araújo Mix, próximo à Uninorte. Esse viaduto vai desafogar muito essa região aqui, todo mundo sabe do horário de pico tanto pela manhã como à noite e o outro viaduto vai ser ali na AABB”, anunciou Bocalom.
Ainda não há uma data oficial para o início das obras, mas, segundo Benício Dias, um teste oficial com as alterações do trânsito será feito três dias antes do início da construção, para verificar a viabilidade das mudanças. Segundo ele, as estratégias também podem ser alteradas, caso necessário.
“A RBTrans, juntamente com a Emurb e a Seinfra, que são os envolvidos nessa obra, pedimos 15 dias para o construtor nos informar, para que possamos colocar em prática o trânsito. Ele vai nos informar, faltando 15 dias para as obras. A Emurb vai melhorar essas vias para receber o fluxo, e três dias antes da obra, vamos fazer um teste, fechar a via, e deslocar o trânsito para essas opções para ver como vai funcionar”, concluiu.
Colaborou o repórter Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre.
Primeira construção será feita no cruzamento com a Rua Fátima Maia — Foto: Val Fernandes/Asscom Prefeitura de Rio Branco