Bivalente contra Covid: saiba quem pode tomar o imunizante a partir desta terça-feira (28) em Rio Branco — Foto: Lucas Rezende/Divulgação
Começa nesta terça-feira (28) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco. Nesta nova fase, as pessoas do grupo prioritário serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. (Veja abaixo quem pode tomar a vacina)
O atendimento será feito nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) das 08h às 12h e das 14h às 16h. A vacina protege contra a cepa original e todas as variantes do coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ao g1, no domingo (26), que recebeu mais de duas mil doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC) para iniciar os atendimentos. A reposição para a campanha deve ser feita de forma diária.
LEIA TAMBÉM:
A expectativa é que em Rio Branco cerca de 85 mil pessoas sejam vacinadas durante a campanha. A primeira fase vai contemplar o seguinte público:
- Pessoas acima de 12 anos vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP)
- Indígenas acima de 12 anos
- Trabalhadores da Saúde
- Gestantes e Puérperas
- Ribeirinhos acima de 12 anos
- Pessoas Imunocomprometidas acima de 12 anos
- Idosos de 60 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos
- População Privada de Liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionário do sistema prisional
"Pessoas destes grupo que tiverem nenhuma ou apenas uma dose, devem completar seu esquema básico de vacinação, com duas doses da vacina monovalente, e só receber a vacina bivalente na dose de reforço, quatro meses após o esquema básico", reforçou o Diretor do Departamento de Vigilância em saúde em exercício de Rio Branco, Herbet Oliveira.
Nesse sábado (25), os idosos do Lar Vicentino em Rio Branco começaram a receber a vacina bivalente da Pfizer. Durante ação, que ocorreu pela manhã, foram aplicadas 54 doses em idosos acima de 60 anos e nos funcionários da instituição.
O PNI tinha adiado o início da imunização com doses bivalentes em idosos por falta de nota técnica do Ministério da Saúde. O início da campanha estava previsto para o último dia 13 de fevereiro, mas as equipes aguardavam o envio das informações para começar a atender o público-alvo.
A partir desta terça-feira (28), a vacina bivalente vai estar disponível nas Uraps da capital. Mas, para receber o imunizante é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles:
- Fazer parte do grupo prioritário: pessoas acima de 60 anos, gestante, puérpera (42 dias pós parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, ribeirinhos, indígenas, imunossuprimidos.
- Mesmo sendo do grupo prioritário é obrigatório ter 1ª e 2ª dose da vacina monovalente.
- Mesmo sendo grupo prioritário é obrigatório intervalo de 4 meses da última dose.
- Se for grupo prioritário e já tiver D1 + D2 + Ref1 + Ref2, se já faz 4 meses vai tomar o Reforço 2023.
Pontos de vacinação na capital
- URAP Ary Rodrigues;
- URAP Augusto Hidalgo de Lima;
- URAP Drª Cláudia Vitorino;
- URAP Eduardo Assmar;
- URAP Fco Augusto Bacurau;
- URAP Maria Barroso;
- URAP Roney Meireles;
- URAP Rosângela Pimentel;
- URAP São Francisco;
- URAP Valdeísa Valdez;
- URAP Vila Ivonete;
- Policlinica Barral y Barral.
Covid no Acre
No boletim da Sesacre, divulgado na última sexta-feira (24), o Acre aparece com 160.377 casos confirmados. Os dados são divulgado somente às sextas-feiras. Entre 18 a 24 de fevereiro foram 48 casos novos da doença
A incidência da Covid-19 no Acre é de 17.929,8 casos por 100 mil habitantes, o municípios Assis Brasil e Acrelândia apresentam as maiores incidências do Estado com 29.9984,1 e 22.446,7/100.000 habitantes, respectivamente.
São 2.043 mortes por Covid, fazendo o Acre apresenta ter uma mortalidade de 228,4 e de letalidade de 1,3%, sendo que o maior coeficiente de mortalidade verifica-se no município de Assis Brasil (345,1/100.000 habitantes) e de letalidade em Epitaciolândia.