Por g1 AC — Rio Branco


Presos ganharam concurso de redação e foram premiados — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Dois presos da Unidade Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, venceram a fase estadual de um concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU). Ao todo, quatro detentos participaram, e esses dois foram os ganhadores.

LEIA TAMBÉM:

O tema da redação era "entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?". Os reeducandos desenvolveram as suas redações com ajuda das professoras da unidade prisional e foram premiados.

Os dois fazem parte do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Plácido de Castro, que funciona anexo à unidade.

Este é o sexto concurso da DPU, mas o primeiro em que os presos de Cruzeiro do Sul participam. O concurso foi em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, a premiação só chegou agora e os reeducandos receberam o prêmio.

A pedagoga da unidade penitenciária Manoel Neri, Vanila Pinheiro, destacou que o resultado reflete o esforço da equipe que está no dia a dia tentando ressocializar essas pessoas que cumprem pena na unidade.

“Os nossos profissionais que são lotados aqui na unidade sempre fazem um trabalho de excelência e esse é nosso primeiro concurso que nossos alunos que estudam no sistema prisional participaram. E na primeira vez nós já obtivemos esse resultado, dos quatro que fizeram a inscrição, dois foram contemplados”, disse.

O detento que venceu em primeiro lugar ganhou um smartphone e o que venceu em segundo, recebeu um tablet na premiação.

O promotor de justiça Ildon Maximiano diz que a educação pode ser a porta para que os presos busquem um novo caminho.

“São capazes como qualquer outra pessoa, desde que haja o concurso da vontade e oportunidade sejam dadas. Eventos como esse, evidentemente, deixam essa possibilidade maior e essas pessoas, junto com a educação, podem se ressocializar e encontrar um novo caminho, que é o que nós todos desejamos”, pontua.

Destaque na educação

Este não é a primeira vez que a unidade apresenta resultados positivos com relação à educação. Ainda este ano, cinco presos da unidade passaram para cursos na Universidade Federal do Acre (Ufac) e outro também no Instituto Federal do Acre.

Além disso, a unidade é pioneira no programa “presídios leitores”, que incentiva mais de 100 reeducandos aos estudos e leitura. Neste ano, o presídio de Cruzeiro do Sul foi destaque em aprovações no Enem entre os presídios do estado.

“Nós estamos sempre dispostos a estar trabalhando essa questão da valorização da educação do ser humano e estamos realmente empenhados que eles saiam daqui com o futuro garantido e que possa ser bem promissor”, disse Eliete Costa, coordenador da escola anexa ao presídio.

Colaborou Bruno Vinicius, da Rede Amazônica Acre.

Reveja todos os telejornais do Acre

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!