sistema recebeu o nome de "Alerta Celular-Acre — Foto: Reprodução
Com o intuito de reduzir o número de roubos e furtos de celulares tanto na capital Rio Branco quanto no interior do Acre, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sejusp) lançou, nesta semana, um site onde o usuário pode fazer um cadastro do aparelho que vai facilitar que seja encontrado em casos de roubo ou furto.
O sistema recebeu o nome de "Alerta Celular-Acre" e é exclusivo para tratar de ações relacionadas a roubos e furtos dos aparelhos.
Além disso, a ferramenta ainda disponibiliza a consulta de aparelhos no caso de quem vai efetuar uma compra e o dono não tenha nota fiscal, é possível pesquisar se o produto é fruto de roubo. E a polícia também utiliza a ferramenta para localizar possíveis donos ao apreender esse tipo de material.
“Apesar da redução positiva nesse primeiro quadrimestre no número de roubos na capital e no interior, ainda há uma insistência nos roubos de celulares, para isso, a Secretaria desenvolveu um site para que todo cidadão cadastre o Imei do celular e, ocorrendo o roubo ou furto desse equipamento, essa mesma pessoa pode entrar no site e registrar o sinistro”, informou o secretário de Segurança Paulo César Santos.
O secretário diz que a medida dificulta a ação de pessoas que receptam o produto roubado para comercializar posteriormente e acredita que vai ocasionar uma redução nos números de roubos e furtos desses equipamentos.
“Isso possibilita aos policiais que estão em campo, ao se deparar com o objeto, consultar se é roubado e consequentemente efetuar a prisão daqueles que se encontram recepcionando o bem e a devolução ao seu proprietário de origem”, pontuou.
Cadastro
Na página, primeiro é feito um cadastro com dados pessoais do dono do aparelho. Em seguida, é feito o cadastro do aparelho celular informando dados básicos como marca/modelo e Imei e também orienta como o dono pode conseguir o número do Imei.
Em caso de o aparelho ser furtado ou roubado, a pessoa deve acessar a conta e informar o que aconteceu. Quando a polícia apreender esse tipo de produto, faz a consulta e caso esteja no cadastro, faz o contato com o dono para devolução.