(Foto: Genival Moura / G1)
No presídio de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, 12 detentos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Deste total, segundo a direção da unidade Manoel Néri, dois presos passaram em cursos na segunda lista da Universidade Federal do Acre (Ufac), e outro passou na terceira chamada.
De acordo com a pedagoga da instituição, Vanila Pinheiro, um deles, que tem 28 anos, recebeu o regime aberto no dia da prova do Enem e já está matriculado na Ufac. Ele vai cursar ciências biológicas. Uma presa também passou para o curso de língua portuguesa, mas teria tido um problema com a documentação necessária para a matrícula.
“O requerimento dela foi indeferido na Ufac, mas entramos com recursos e estamos aguardando uma resposta para o pedido”, explica.
Na terceira chamada, outro preso foi selecionado para cursar ciências biológicas, período integral na Ufac. A pedagoga informou que a matrícula foi realizada e nesta quarta-feira (16) foi encaminhado o pedido para a saída do detento para poder cursar a faculdade.
“Estamos encaminhando um ofício para a Vara de Execução, juntamente com o pedido dele, onde ele solicita a saída para cursar a faculdade”, disse.
De acordo com as informações, dez reeducandos concorreram ao certificado do ensino médio pelo Sisu e 12 concorreram a vaga na universidade.