O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferta 2.030 vagas em diversos cursos superiores no Acre, em duas instituições de ensino público. O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (11), data em que teve início as inscrições no Sisu.
Somente na Universidade Federal do Acre (Ufac), o sistema oferta 1.670 vagas distribuídas em 35 cursos de graduação tanto no campus de Rio Branco quanto de Cruzeiro do Sul, distante 648 km da capital acreana.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) disponibiliza, por sua vez, 360 vagas em 11 cursos. As vagas estão disponíveis, além de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, para os municípios de Xapuri e Sena Madureira.
As inscrições na primeira edição do Sisu deste ano vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro. As notas de corte, segundo o MEC, serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, a partir das 9h.
Ao todo, esta edição do Sisu oferece 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior do país. Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar a página do programa (https://sisu.mec.gov.br/).
Como funciona o Sisu
Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Enem e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. As notas foram divulgadas na última sexta-feira (8).
O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas, por ordem de preferência.
Ao fazer sua inscrição, o candidato ainda precisa apontar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas para Lei de Cotas ou às destinadas às demais políticas afirmativas da instituição selecionada.
Durante o período de inscrição, é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.
Nota de corte
A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O MEC alerta que ela "é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição."
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.
As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem entrar na lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos dessa lista.