06/01/2016 12h00 - Atualizado em 06/01/2016 12h00

PM registrou mais de 900 ocorrências durante 2015 em Cruzeiro do Sul

Números apontam redução de 6% em relação a 2014.
Violência doméstica tem crescido anualmente, diz polícia.

Anny BarbosaDo G1 AC

Operação Papai Noel iniciou em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (1) (Foto: Reprodução/TV Cruzeiro do Sul )PM fez balanço de operações em 2015
(Foto: Reprodução/TV Cruzeiro do Sul )

A Polícia Militar divulgou os dados referentes às ocorrências registradas no ano de 2015, que somaram um total de 944 ocorrências, uma redução de 6% em relação a 2014, quando esse número chegou a 1.008.

Segundo o comandante da Polícia Militar, major Lázaro Moura, os dados são apresentados todos os anos para a avaliação dos rendimentos dos trabalhos no período de um ano.

“No início do ano de 2015, nós fizemos um planejamento da segurança para toda a área do Juruá, especificando Cruzeiro do Sul e realizando um trabalho mais presente e reforçando um policiamento mais efetivo”, disse.

Segundo ele, com essa ação presencial dos policiais é possível evitar mais crimes e assim ter uma redução das ocorrências.

“Essa presençada PM nas ruas causa redução, que foi o que vimos, às vezes os suspeitos estão procurando vítimas quando abordamos eles com atitude suspeita e descobrimos armas brancas ou objetos furtados”, destacou.

Moura explica que algumas ocorrências também independem da ação da polícia. “Nós observamos que todos os anos a violência doméstica é com um número sempre elevado acaba independendo da nossa ação evitar que ela ocorra já que acontece no lar”, explica.
Segundo ele, a maior dificuldade enfrentada pela guarnição é falta de recursos e omissão dos cidadãos.

“Enfrentamos dificuldades em ir em vilas, ramais, e lugares mais afastados de difícil locomoção com as viaturas. Até mesmo na quantidade de policias e também tem a questão da omissão das pessoas em denunciar”, finaliza.