14/01/2016 13h09 - Atualizado em 14/01/2016 13h09

Jovem que fez 980 pontos em redação do Enem escrevia 6 textos por semana

Para candidata, que mora em Rio Branco, a 'prática é tudo'.
Isabelle Nóbrega, de 17 anos, almeja uma vaga no curso de medicina.

Caio FulgêncioDo G1 AC

Isabelle Nóbrega, de 17 anos, conseguiu tirar 980 na redação do Enem (Foto: Reprodução/Inep)Isabelle Nóbrega, de 17 anos, conseguiu tirar 980
na redação do Enem (Foto: Reprodução/Inep)

O segredo para se dar bem na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a “prática”, segundo a candidata Isabelle Nóbrega, de 17 anos, que tirou 980 pontos. Natural de Goiânia (GO), ela mora há 6 anos em Rio Branco e almeja uma vaga no curso de medicina.

Isabelle, que concluiu o ensino médio em 2014, conta que tirou o ano passado todo para se preparar para o Enem. Por isso, fez um curso específico de redação durante dois meses, onde escrevia uma média de seis redações por semana.

“Foi uma surpresa. Fiquei completamente feliz e recuperei as esperanças de passar, porque eu já estava meio desanimada, porque não fui tão bem nas outras matérias quanto imaginava. Estudei bastante. Antes do cursinho, fazia uma redação por semana, depois passei a escrever seis”, diz.

A candidata diz que fez três outros exames durante os anos de ensino médio e nunca havia conseguido uma nota tão alta. No Enem 2010, por exemplo, ela obteve 680 pontos. Apesar de não ser totalmente dedicada à leitura, ela fala que precisou adotar uma rotina diferente para a redação, que requer outros domínios além da escrita.

“Sinceramente, nunca fui de ler muito, mas em 2015, li uns 10 livros paradidáticos. Comecei a assistir jornais todos os dias e ler entrevistas em sites de jornalismo para ver se acabava me deparando com o tema e deu certo, porque eu já tinha estudado sobre o assunto”, ressalta.

 

Nesta edição do exame, o tema foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Na produção do texto, Isabelle revela que não escreveu muitas coisas diferentes, apenas tentou abordar o tema de forma bem clara.

“Não falei nenhum argumento diferente. Só tentei colocar de uma forma objetiva, mas com palavras mais rebuscadas. Quis deixar bonito, mas compreensível”, acrescenta.

Como dica, a candidata é rápida: “tem que saber que a prática é tudo. Tem que fazer muitas redações. Quando você estiver cansado é porque está começando e tem escrever mais ainda. É importante demais”, finaliza.

 

tópicos:
veja também