Fundação Grupo Volkswagen e Instituto Diverse leva mentoria sobre diversidade para a Associação Padre Leo Commissari, no Montanhão 

O objetivo foi auxiliar a entidade a criar políticas que contribuam para a promoção da inclusão e redução da discriminação

Com dinâmicas envolventes, trocas de experiências e muito aprendizado, a Associação Padre Leo Commissari, localizada na comunidade do Montanhão, em São Bernardo do Campo (SP), deu um importante passo rumo à transformação de suas práticas internas com a mentoria sobre diversidade.

A iniciativa, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Instituto Diverse, contou com quatro encontros intensos e transformadores, reunindo 12 dirigentes e colaboradores da organização. Durante a formação, os participantes participaram ativamente de dinâmicas de grupo, trocas de experiências e discussões profundas sobre a inclusão de grupos historicamente discriminados – como mulheres, pessoas negras, LGBT+ e povos originários. Essas atividades também discutiram maneiras de criar protocolos específicos e buscar soluções positivas para conflitos relacionados ao tema.

“Pra gente foi muito importante receber essa formação de diversidade, que vai certamente enriquecer muito todo o trabalho que a gente desenvolve com a população do Montanhão”, afirmou a Irmã Elenir da Silva, representante da Associação Padre Leo Commissari.

Por que realizar um projeto de diversidade?

Para a Fundação Grupo Volkswagen, diversidade, equidade e inclusão não são apenas palavras, mas valores que direcionam todas as suas iniciativas em busca da mobilidade social.

“Percebemos que muitos dos nossos parceiros e fornecedores estavam à margem desse tema. Por isso, achamos importante levar esse tema para discussão, entender as demandas de diversidade que cada um tem e criar boas práticas que tornem o trabalho desenvolvido junto às comunidades mais inclusivo e diverso”, explica Mariana Santos, Analista de Responsabilidade Social da FGVW.

O projeto piloto realizado com a Associação Padre Leo Commissari também colocou em prática o Guia de Diversidade da Fundação, com a intenção de replicar a experiência em outras organizações parceiras.

Um trabalho coletivo e transformador

Os quatro encontros foram marcados por dinâmicas de grupo, troca de experiências e debates profundos sobre comportamentos, normas institucionais e a importância de promover um ambiente mais inclusivo.

“É um tema que, de maneira geral, as pessoas têm ideias prontas, mas aos poucos vamos conseguindo criar um ambiente de confiança para que possamos trabalhar esses assuntos. Estamos todos aprendendo, debatendo, revendo nossas feridas e até atitudes que podem ser violentas. Então é um trabalho coletivo. Estou muito feliz com o resultado”, comentou Letícia Puglisi Munhoz, do Instituto Diverse.

Guia de Diversidade 

Desenvolvido em parceria com o Instituto Diverse, o guia é uma ferramenta que fornece informações, estimula reflexões e propõe caminhos para que organizações do terceiro setor se tornem mais democráticas e diversas. Mais do que uma ferramenta, o guia é um convite ao letramento em diversidade e inclusão.

O material, elaborado com cuidado e expertise, está disponível para download gratuito. Ele é voltado não apenas para as equipes das organizações parceiras da Fundação Grupo Volkswagen, mas também para todos os interessados no tema.

Para fazer o download do Guia de Diversidade, acesse: https://materiais.fundacaogrupovw.org.br/guia-diversidade.