Se você tem informações de interesse público ou documentos inéditos que possam motivar uma investigação jornalística, poderá enviá-los ao FolhaLeaks através do SecureDrop.
SecureDrop é uma plataforma open-source de entrega de documentos confidenciais por fontes anônimas, sem possibilidade de rastreamento. Toda a comunicação e conteúdo enviado são criptografados e acessíveis apenas para determinados jornalistas da Folha.
Para o envio de denúncias será necessário utilizar um navegador seguro chamado "Tor Browser". Veja o passo a passo:
Criado pela Freedom of the Press Foundation, o SecureDrop foi desenvolvido especialmente para dar mais segurança àqueles que desejam entregar informações e documentação sigilosa ou sensível para jornalistas, bem como para garantir um canal seguro de comunicação entre profissionais e fontes.
Toda a comunicação entre você e a Folha será criptografada e vai ocorrer através de um servidor específico para essa atividade.
Para saber mais como o sistema foi desenvolvido e como funciona, acesse o site oficial.
A função do SecureDrop da Folha é apagar ao máximo os rastros deixados por toda comunicação digital. É, assim, a forma mais segura possível de navegar na internet e realizar transmitir informações e conteúdo sensíveis.
O sistema resguarda a identidade da fonte e preserva a confidencialidade dos materiais enviados, mascarando seu IP (que é como o CEP de um computador, através do qual seria possível rastrear a origem bem como a atividade online).
As vantagens do SecureDrop são:
Já a desvantagem:
Os leitores também podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos de acontecimentos que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Basta preencher o formulário em: folha.com/enviesuanoticia