Folha de S.Paulo pode investigar informações de interesse público

Se você tem informações de interesse público ou documentos inéditos que possam motivar uma investigação jornalística, poderá enviá-los ao FolhaLeaks através do SecureDrop.

O que é o SecureDrop?

SecureDrop é uma plataforma open-source de entrega de documentos confidenciais por fontes anônimas, sem possibilidade de rastreamento. Toda a comunicação e conteúdo enviado são criptografados e acessíveis apenas para determinados jornalistas da Folha.

Como enviar material para o FolhaLeaks?

Para o envio de denúncias será necessário utilizar um navegador seguro chamado "Tor Browser". Veja o passo a passo:

  • Use de preferência um computador conectado à internet e fora do seu local de trabalho ou residência

    Seguir essa recomendação acrescenta uma camada a mais de segurança, embora não seja obrigatória, cabendo a cada fonte avaliar o grau de segurança desejado. Se a sua preocupação com segurança e anonimato é máxima, evite usar a rede da sua casa ou trabalho. Usar uma rede pública dificulta a identificação da origem da sua mensagem.

  • Faça o download do Tor: https://www.torproject.org/

    O Tor é um browser, como Chrome e Firefox, que tem como principais características a navegação anônima e protegida por várias camadas de criptografia.

  • Abra o Tor e copie a seguinte URL na barra de endereço: http://2am3vyov6gizd6dro2pqm432rse57mrb5bvr72begdpktwbjobduloqd.onion

    Você irá acessar o SecureDrop da Folha e verá uma página de login. Aqui, você deve optar por "Primeiro Acesso", caso seja a sua primeira vez usando o sistema.

  • Faça seu primeiro acesso; você receberá uma chave gerada automaticamente

    Guarde bem essa chave, é o seu login no SecureDrop da Folha. Você vai precisar dela para acessar o sistema novamente e dar continuidade à comunicação com o jornal. A Folha não saberá quem você é e não poderá entrar em contato de nenhuma outra forma.

  • Envie sua mensagem e anexe documentos e arquivos que corroborem ou complementem as informações encaminhadas

    Sua denúncia será lida em computadores inacessíveis para qualquer um que não o jornalista receptor do material, que irá manter contato com você também pelo SecureDrop. A comunicação entre fonte e jornalista só mudará de canal se a própria fonte optar por isso.

Por que usar SecureDrop?

Criado pela Freedom of the Press Foundation, o SecureDrop foi desenvolvido especialmente para dar mais segurança àqueles que desejam entregar informações e documentação sigilosa ou sensível para jornalistas, bem como para garantir um canal seguro de comunicação entre profissionais e fontes.

Toda a comunicação entre você e a Folha será criptografada e vai ocorrer através de um servidor específico para essa atividade.

Para saber mais como o sistema foi desenvolvido e como funciona, acesse o site oficial.

É 100% seguro?

A função do SecureDrop da Folha é apagar ao máximo os rastros deixados por toda comunicação digital. É, assim, a forma mais segura possível de navegar na internet e realizar transmitir informações e conteúdo sensíveis.

O sistema resguarda a identidade da fonte e preserva a confidencialidade dos materiais enviados, mascarando seu IP (que é como o CEP de um computador, através do qual seria possível rastrear a origem bem como a atividade online).

As vantagens do SecureDrop são:

  • Não há registro de origem das mensagens

  • Todo o material é criptografado automaticamente

  • Sua denúncia será lida em computadores inacessíveis para qualquer um que não o jornalista receptor do material

Já a desvantagem:

  • Se você está sendo vigiado, o uso do Tor pode acender alertas. Embora não seja possível saber o que você fez no navegador nem acessar o material que você enviou pelo SecureDrop, é possível saber que você baixou e usou o Tor, o que pode revelar a sua identidade

Tem uma sugestão de pauta que não exige tantos cuidados?

Os leitores também podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos de acontecimentos que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Basta preencher o formulário em: folha.com/enviesuanoticia

NEWSLETTER