2 e 3 de dezembro (segunda e terça)
9h às 12h no Cine Brasília – Sala de Cinema 2
Em 2024 o Ambiente de Mercado do Festival de Brasília diversifica ainda mais a presença de players fundamentais para o mercado audiovisual brasileiro, conectando-se a canais de TV, plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras e produtoras audiovisuais, aceitando projetos em diferentes fases, do desenvolvimento à finalização.
As Rodadas de Negócio são reuniões entre os 19 convidados pelo festival e produções do Centro-Oeste inscritas entre 29 de outubro e 10 de novembro de 2024, e previamente selecionadas pelos próprios players. Acontecem dias 2 e 3 de dezembro, das 9h às 12h, no Cine Brasília.
Atua há 10 anos no mercado de TV por assinatura e VOD, com foco no cinema brasileiro. Foi editora do site Porta Curtas, curadora do Canal Curta! e, desde 2019, faz parte da equipe do Canal Brasil, onde coordena a área de Aquisição de Conteúdo e Projetos, responsável por pesquisar, avaliar e negociar títulos para licenciamento e coprodução. Jornalista (UFRJ), mestra (UFRJ) e doutoranda (PUC-Rio) em Comunicação, tendo como pesquisa o cinema de mulheres durante a ditadura militar, suas redes de produção e circulação feministas.
Livres Filmes é uma empresa que entrou no mercado de distribuição há 12 anos, com a missão de atuar junto ao nicho do cinema autoral, buscando as produções independentes, e se utilizando do circuito cultural das salas de cinema, das plataformas e das TVs. Para isso, a Livres Filmes quer atingir um mercado consumidor de cinema cultural, interessado na produção nacional ou em coprodução com o Brasil, bem como contribuir na formação deste público, por meio de ações integradas de difusão em festivais, mostras e cineclubes. Ao longo deste tempo, a distribuidora vem trabalhando com um calendário de lançamentos, que inclui filmes de realizadores veteranos e estreantes.
Daniel Queiroz é diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo na década de 1990. Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine 104, e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.
Agente de vendas e representante internacional da Embaúba Filmes. Foi German Chancellor Fellow (Fundação Alexander von Humboldt e Festival de Oberhausen). Em 2022 foi convidado pelo festival de Locarno para o U30 Think Tank. Participou do programa de diplomacia cultural Cultural International Relations Platform e das residências RAW (Doclisboa e Márgenes). Foi programador de diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior, incluindo os festivais de curtas de Busan, Aesthetica e coordenador dos programas brasileiros do Curta Kinoforum. Mestre em Multimeios (Unicamp).
Eduardo Raccah é graduado em Novas Mídias pela Hochschule für Künste Bremen, na Alemanha. Antes de concluir seus estudos, já atuava como produtor criativo no departamento de marketing da MTV Brasil. Como videoartista, exibiu suas obras em países como Brasil, Sérvia, Alemanha, França, Japão, Holanda e Antilhas Holandesas. Em Berlim, dirigiu o coletivo Kfofo Productions, atendendo clientes como a TV Brasil e a Rundfunk Berlin Brandenburg. Trabalhou durante dois anos como Gerente Europeu da Figa Films International Sales. Em 2013, após retornar ao Brasil, foi um dos fundadores da Spcine, onde ocupou o cargo de Coordenador Internacional. Também atuou como Gerente de Novos Projetos na agregadora Encripta, como curador de festivais como o de Brasília e o de Kerala, na Índia, e integrou comissões de seleção de editais em cinco Estados brasileiros e na Argentina. Raccah é produtor associado do curta-metragem “O Caderno de Pachá”, que estreou em 2022 em Odense, Dinamarca, e do longa documental “O Curandeiro e Sua Filha”, em fase de finalização para o canal Curta!. Atualmente, Eduardo é produtor criativo executivo na Academia de Filmes.
Gabriela Sarmento é Coordenadora de Produções Originais da Warner Bros. Discovery para os canais Cartoon Network, Discovery Kids, Cartoonito e Adult Swim, atuando no desenvolvimento e produção do conteúdo original local brasileiro. Tem prévia experiência em Programação nos canais infantis Cartoon Network, Boomerang e Tooncast, e também na TV Globo.
Guilherme Carréra é curador no canal Curta! e coordenador do Brasiliana TV, streaming 100% nacional do grupo Curta!. É doutor em Cinema pela University of Westminster e autor de “Brazilian Cinema and the Aesthetics of Ruins” (Bloomsbury), livro vencedor dos prêmios da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM, Portugal) e da British Association of Film, Television and Screen Studies (BAFTSS, Reino Unido).
Faz parte da equipe da GloboNews desde a fase de criação dos pilotos para a implantação do canal, em 1996. Passou por quase todas as editorias no hardnews. Foi editor-chefe do GloboNews Especial e trabalhou na renovação do Jornal das Dez em 2012. Neste mesmo ano, coordenou a cobertura do julgamento do Mensalão do PT e das eleições municipais. Coordenou também a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2018. Atualmente, é o responsável pela curadoria de documentários.
Letícia Friedrich é produtora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko e “Até a China”, de Marão e os longas “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro e “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles “Sem Coração”, “A Hora da Estrela (4k)”, “Veríssimo”e “Histórias que o Nosso Cinema (não) Contava”.
Com experiências acumuladas ao longo de mais de 25 anos no setor audiovisual, está na Downtown Filmes desde a sua constituição, atuando diretamente na administração dos direitos dos conteúdos (aquisições e licenciamentos), negociando e gerindo as diferentes janelas de comercialização do catálogo da Distribuidora. A atuação se estende aos assuntos pertinentes aos projetos distribuídos pela Downtown Filmes na Ancine, incluindo propositura e acompanhamento junto ao FSA.
Marcelo França Mendes é carioca, bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor licenciado da PUC-Rio. Foi um dos fundadores do Grupo Estação (1985) e conduziu atividades como exibição e distribuição cinematográfica, edição de publicações, além da criação de exposições, mostras, retrospectivas e festivais de cinema em mais de três décadas à frente do Grupo. Distribuiu mais de 300 filmes, foi um dos criadores do jornal Tabu (1986-2015) e dos festivais Mostra Banco Nacional de Cinema (1989-95), MostraRio (1996- 98) e Festival do Rio (a partir de 1999), tendo sido diretor de programação de todos esses eventos até 2011. Foi o idealizador da Première Brasil (1995), um dos principais festivais de cinema brasileiro da atualidade, além de diretor de investimentos da RioFilme (2018-2020). Em 2022 lançou o livro “Eu que amava tanto o cinema” (Editora Cobogó) onde narra sua experiência profissional. Em 2010, recebeu o prêmio Prata da Casa da UFF, homenagem aos ex-alunos com maior destaque profissional na história da instituição. Hoje, atua na Sofá Digital/Synapse Distribution na área de Acquision & Sales na avaliação de novos projetos e filmes e no planejamento dos lançamentos nos cinemas.
Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes, é Produtor Executivo da primeira produção original da Netflix no Brasil, a série “3%” (quatro temporadas). Também é produtor das séries “Mila No Multiverso” (duas temporadas), Disney Channel, e “Passinho – O Ritmo dos Sonhos”, com estreia prevista para 2025 no Disney+.
Ibirá Machado é distribuidor de cinema independente na Descoloniza Filmes. Formou-se em geografia pela USP, mas atua no cinema desde 2009. Foi cineclubista, curador e trabalhou na Vitrine Filmes até 2014, lançando mais de 30 filmes. Em 2017 fundou sua própria empresa de distribuição, a Descoloniza Filmes, priorizando obras dirigidas por mulheres, pessoas pretas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com temáticas de relevância decolonial, com a qual já levou aos cinemas mais de 25 filmes.
Curiosa por natureza, estou há mais de 12 anos criando e produzindo formatos variados de conteúdo para grandes marcas do mercado. Na Warner Bros Discovery há quatro anos, sou responsável por selecionar, coordenar e acompanhar projetos de ficção para a plataforma OTT (Max). Entre os projetos desenvolvidos/em desenvolvimento estão as adaptações literárias “No Mundo da Luna” e “Véspera”, a série-sequência do filme de 2002 “Cidade de Deus: A Luta Não Para” e os originais “Além do Guarda Roupa”, “Da Ponte Pra Lá” e “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”.
Olá! Sou a Ghutyara Moreira, do departamento de aquisições e vendas da O2 Play. No meu dia a dia, trabalho para levar o melhor do cinema e do audiovisual para o público.. Mas minha paixão pela 7ª arte vai além do trabalho: também sou RP da A24 Brasil, um projeto que me permite mergulhar ainda mais nesse universo.
Produtora executiva há mais de 15 anos, produziu recentemente pela Gullane os filmes “Motel Destino”, de Karim Ainouz, que teve sua première em Cannes 2024; “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra; e a animação “Arca de Noé”, de Sérgio Machado e Alóis di Leo. Por sua produtora coproduziu com a Les Valseurs da França e a Casa da Praia do RN, o longa “Fendas”, de Carlos Segundo. Entre outras obras que produziu, destacam-se “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi; “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo e a série documental “Eu Me Movo”, sobre atletas paralímpicos, veiculada no Sportv.
Alagoano, Lucas Studart trabalha há 3 anos no Grupo Globo, ocupando a função de Analista de Conteúdo e acompanhando a esteira de desenvolvimento, produção e publicação dos longas e séries documentais do selo Original Globoplay.
Sergipana radicada no Rio de Janeiro, é analista sênior de conteúdo na Globo, onde desde 2020 acompanha as etapas de desenvolvimento, produção e pós produção das séries e filmes de dramaturgia do selo Originais Globoplay. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), pesquisa com foco no mercado de streaming, nos estudos de memória e nostalgia e nas ficções seriadas.
Paula Gomes, de Aracaju, Sergipe, é gestora de marketing e empresas com mais de 17 anos de experiência no audiovisual. Atualmente, é cofundadora e diretora da Olhar, distribuidora de filmes focada na diversidade. Paula também atuou na produção executiva e na gestão pública, inclusive na Fundação Aperipê e no Prodav TVs Públicas. Ativamente engajada, presidiu a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná e foi conselheira de cultura em Curitiba. Atualmente, é membro suplente do Conselho Superior de Cinema.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analítico". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | Este cookie é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.