COMISSÕES DE SELEÇÃO

COMISSÃO DE SELEÇÃO DE LONGAS DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

Janaína Oliveira

Pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora em História, foi Fulbright Visiting Scholar na Universidade Howard. Consultora da JustFilms/Fundação Ford, integra comitês de curadoria do BlackStar Film Festival e do FESPACO, o conselho consultivo do Doc’s Kingdom (Portugal) e o conselho curatorial do Criterion Channel (EUA). Está em estágio de pós-doutorado no Departamento de Cinema da NYU.

Leonardo Bomfim

Leonardo Bomfim é programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, desde 2015. Foi programador da sala de cinema P. F. Gastal, na mesma cidade, entre 2013 e 2017. Realizou trabalhos de programação para os festivais de Gramado, Brasília e Olhar de Cinema. Publicou textos em revistas como Cahiers du Cinéma, La Vida Útil, Archive Prism, Teorema.

Luís Fernando Moura

Curador, pesquisador, consultor, produtor, educador e escritor. Programou filmes em diversas mostras e festivais, entre eles a Janela de Cinema do Recife, que coordenou entre 2015 e 2022. Atua como colaborador, jurado e consultor para filmes, publicações e instituições variadas. Programa o Cinema São Luiz, em Recife, e o Theatro Cinema Guarany, em Triunfo/PE. Integra a equipe de curadoria do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas, de Belo Horizonte, e mantém a plataforma fuga.

Rafaella Rezende

Trabalha com curadoria, programação e pesquisa de filmes. Desde 2008 atua em festivais e mostras de cinema. É mestre pela Escola de Belas Artes da UFBA, com foco em história das exposições, videoarte, curadoria e narrativas expográficas. Trabalhou em mais de 50 festivais e mostras realizadas em Brasília, em funções de pesquisa, licenciamento de cópias, coordenações e produção. Está como gerente de programação do Cine Brasília e codirige o rastro – festival de cinema documentário.

COMISSÃO DE SELEÇÃO DE CURTAS DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

André Dib

Jornalista, curador, pesquisador, professor e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas e livros, entre eles, “100 melhores filmes brasileiros” (2016). Organizador do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (2020). Atua na realização de mostras e festivais, além de integrar comissões de seleção de filmes e de projetos em editais de cinema de diferentes regiões do país.

Bruno Victor

Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília – UnB e mestrando em Multimeios pela Unicamp. Codirigiu os curtas “Afronte” e “Pirenopolynda” e o longa de docuficção “Rumo”. Representou o Brasil no documentário, “Kreativ durch die Krise” para a TV alemã ZDF. Story producer do documentário “Cartas Marcadas”, da Warner Bros. Discovery. Pesquisador do documentário “Mães do Brasil 2”, da Globo e Favela Filmes e roteirista da série “Helipa: um Autorretrato”, da Grifa e Paramount.

Camila Macedo

Reside em Curitiba, é doutora em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Desde 2018, integra a equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Colaborou na realização de outras mostras e festivais, como RIDM – Montreal International Documentary Festival (2022; 2024), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022), dentre outros.

Karen Black

Diretora, roteirista, montadora, pesquisadora e curadora, graduada em cinema pela UFF, mestre e doutoranda em Letras pela PUC-Rio. Escreveu e dirigiu sete curtas. Foi roteirista da TV Globo por 23 anos, e editou quatro longas e mais de 25 curtas. Foi uma das idealizadoras do Cachaça Cinema Clube, e curadora nos festivais Interfilm Berlin, Curta Kinoforum, Curta Cinema, Semana dos Realizadores, Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira e Festival do Rio.

Lorenna Montenegro

Lorenna Montenegro é jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema – AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA e a Abraccine. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema. Bacharel em Jornalismo, cursou Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema na Estácio de Sá. É votante internacional do Globo de Ouro e publica suas críticas, além de coberturas de Festivais e Mostras de Cinema no blog Kinemacríticas.com.

Sergio Silva

Sergio Silva é cineasta, roteirista e curador de cinema brasileiro. Foi curador da Cinemateca Brasileira entre 2012 e 2020. Dirigiu filmes como “A Terra Segue Azul Quando Saio do Trabalho” (2021) e “Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas” (2020), premiados em diversos festivais. Foi homenageado com uma mostra retrospectiva em Tiradentes. Atualmente finaliza seu primeiro longa, “Nem Deus é Tão Justo Quanto Seus Jeans”.

COMISSÃO DE SELEÇÃO DA MOSTRA BRASÍLIA - TROFÉU CÂMARA LEGISLATIVA

Ciro Marcondes

Doutor em Comunicação e mestre em Literatura, é professor no curso de Comunicação e no Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Crítico e pesquisador de histórias em quadrinhos e cinema, ministrou cursos no CCBB e Espaço Cult e integrou comissões de seleção e júri do Festival de Brasília, Curta Brasília e Lobo Fest.

Glória Teixeira

Diretora de cinema, roteirista, atriz e professora de artes cênicas. Com uma carreira extensa, dirigiu filmes, espetáculos e criou o Ponto de Cultura Giz-No Teatro em Rede de Cultura. Premiada no Festival de Cinema de Brasília com 4 Candangos, também recebeu o Selo da Cultura Nacional e outros prêmios por seu trabalho cultural e educacional.

Suellen Batista

Arquivista e técnica em audiovisual, atuando como realizadora desde 2017. Dirigiu o curta premiado “Eu Era O Lobisomem da Cei” e produziu outros filmes de destaque. Foi instrutora de roteiro e direção no projeto Cine de Expressão na Ceilândia (2023/24).

Ulisses de Freitas

Bacharel em Comunicação e pós-graduado em Cultura e Criação. Atuando há mais de 20 anos, é curador e programador de cinema, além de crítico e professor. Participou de comissões de seleção de festivais e mostras como o Lobo Fest e o Festival de Brasília. Foi professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e consultor de projetos culturais no MinC.

William Alves

Cineasta e idealizador do Festival Taguatinga de Cinema, ativo há 26 anos. Seu mais recente longa “Sem Olhos”, co-dirigido com Zefel Cof, ganhou o prêmio de melhor filme de ficção latino no Festival Internacional de Cine com Riesgo na Argentina (2023). Dirigiu o premiado curta “A Praga do Cinema Brasileiro” (2018), com imagens inéditas de Zé do Caixão.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.