Notícias

Novos editais para a criação de CEPIDs e de Centros de Ciência para o Desenvolvimento English version


Serão criados até cinco CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Pesquisas nos CCDs devem promover o avanço do conhecimento e evidenciar melhorias esperadas nas políticas públicas


A FAPESP anuncia o lançamento do edital para a constituição de novos Centros de Ciência para o Desenvolvimentos (CCDs) e de uma nova chamada de propostas para a criação de até cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária.

Os CCDs são núcleos de pesquisa financiados pela fundação por um período de 2 a 5 anos, com participação obrigatória de um ente público na criação e na execução de projeto que tenha como objetivo a solução de grandes desafios públicos enfrentados pelo governo. O prazo final para o envio de propostas para o edital é dia 31 de março de 2025.

Os temas de pesquisa dos novos CCDs foram sugeridos pela Prodesp, Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Procuradoria Geral do Estado (PGE) com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entre 17 órgãos públicos, e que abrangem desafios como o uso de inteligência artificial (IA) para agilizar serviços públicos, questões regulatórias para o uso da faixa de domínio das rodovias de São Paulo, reassentamentos urbanos, educação inclusiva, entre outros. As pesquisas propostas devem não apenas promover o avanço no conhecimento existente, mas também evidenciar as melhorias esperadas nas políticas públicas.

As equipes devem ser compostas por pesquisadores de universidades e/ou institutos de pesquisa, tendo como parceiros órgãos de governo, sendo desejável, mas não obrigatório, envolver empresas e/ou organizações não governamentais. As propostas selecionadas serão anunciadas em agosto de 2025.

O edital está disponível em fapesp.br/17328.

Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

Os CEPIDs agregam pesquisadores em torno de questões de pesquisa fundamental ou aplicada, de forma a contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia, além de oferecer atividades educacionais e de difusão do conhecimento. O prazo para submissão de pré-propostas vai de 6 de janeiro a 29 de abril de 2025.

Nesta chamada, a FAPESP poderá selecionar até cinco propostas que contarão com apoio de R$ 10 milhões. O financiamento será inicialmente concedido para um período de 5 anos, podendo ser renovado, no máximo, por mais dois períodos de 3 anos cada.

As propostas submetidas devem ter como núcleo um plano de pesquisa ousado, original e fortemente competitivo nacional e internacionalmente. As metas devem ser descritas de maneira clara e objetiva, indicando as métricas e a forma de cumprimento destas metas em médio e longo prazo, alinhadas com os prazos dos relatórios, bem como seus possíveis impactos na sociedade.

O presente edital segue um calendário para submissões de propostas iniciado em 2021 e que se encerrará em 2026, contemplando, cada uma delas, grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária, Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração; e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

O edital está disponível em fapesp.br/17329.