O ciúme é uma neurose do olhar: quanto mais o ciumento está tomado pela crença do olhar como o transmissor das mensagens de desejo (dos outros para si e de si para os outros) tanto mais ele será refém de seu sentimento.
Será que aqueles que defenderam a continuidade da escravidão tinham elementos suficientes para identificar o quanto essa decisão poderia impactar o desenvolvimento futuro? Discutida pelo filósofo escocês William MacAskill, a noção de 'longotermismo' pode ajudar nesta reflexão.
Neste segundo texto da série do psicanalista Felipe Pimentel, uma obra-prima do cinema iraniano ajuda-nos a compreender como as pessoas acometidas pelo ressentimento vivem em volta do ato que o originou.
Novo museu destaca a conexão dos automóveis com a arte e a cultura do País. Parceira da empreitada por meio do Projeto República, da UFMG, Heloísa Starling avalia que "há sempre uma história a ser contada sobre a sociedade brasileira em que o automóvel participa".
Ensaios de "Parerga e Paralipomena" iluminam uma série de questões contemporâneas — da Inteligência Artificial às relações entre agentes do meio literário.
Em meio a toda a engenharia da alma atualmente vigente, que procura de modos finos extirpar da natureza humana toda sua maldade, parece pertinente retomarmos nossas pequenas vilezas, não como um modo perverso de nos acusar alguma imperfeição, porém, como um modo de nos reconhecermos, talvez um pouco mais falhos, mas acima de tudo humanos.
Do ressentimento à inveja, passando pelo ciúme e pela covardia, esta série aborda as diferentes faces do Mal não por conceituações psicológicas, mas por meio de manifestações da arte e do pensamento, sempre tão precisas na sua capacidade de ilustrar os dramas humanos.
Obra do economista indiano, que acaba lançar novo livro em coautoria com Rohit Lamba, oferece o caminho mais bem pavimentado para entendermos o papel, a história e os desafios de seu país natal.
Nobel de Economia é um reconhecimento às evidências que tornaram incontroversa uma indigesta hipótese para as nossas elites: que as regras que promovem ou impedem a prosperidade de uma sociedade são sua obra e responsabilidade.