Com mais de 50 artistas convidados, além de ciclos dedicados a Tchaikovsky e Richard Strauss, a temporada será uma oportunidade para avaliarmos como a orquestra lida com a diversificação de sua audiência e se adapta às novas formas de consumo cultural.
Por ocasião do encerramento de suas apresentações públicas em 2023, com recitais na Bélgica, em Portugal e Santos (Pinacoteca Benedicto Calixto), conversamos com o pianista José Eduardo Martins sobre alguns aspectos menos conhecidos de sua vida e sua obra.
Na semana de seu aniversário, a orquestra pode comemorar também o sucesso de suas transmissões, que a tornam mais acessível à audiência brasileira.
Têm melodias próprias, a guerra e a paz? Um ensaio do Prof. Marcílio Franca sobre o poder da música, entre fuzis e canhões. Para o mal e para o bem.
Estima-se que dos cerca de mil violinos que Antonio Stradivari teria fabricado em Cremona, cerca de 650 ainda existam. Desses, aproximadamente duas dezenas foram roubados e nunca foram recuperados até hoje. Por Felipe Avellar de Aquino e Marcílio Franca, direito & violino; crimes & cordas.
Diálogos entre música e poesia, num ensaio da Prof. Norma Goldstein — com Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Cecília Meireles.
Aprendamos com a história, e que a música nos abençoe: em respeito aos quase cinco milhões de mortos em todo o mundo. Por Paulo de Tarso Salles.
Por Alexandre Hasegawa, a invenção da música em Lucrécio — uma introdução à sonoridade (imitativa) da poesia antiga. De la musique avant toute chose.
A “cultura auditiva” no Brasil e o caso de Villa-Lobos, num ensaio de André Chermont de Lima sobre a intelectualidade fora dos eixos.