Que as crianças e adolescentes têm mais energia para gastar, isso todos sabem. Agora, além dessa nobre função, você sabia que a prática esportiva em idade escolar pode promover outros valores além dos de mobilidade, força e espírito de competição?
A prática esportiva também impacta nas habilidades acadêmicas, emocionais e sociais dos jovens. Além de aprenderem a cultivar uma vida ativa e saudável, eles também aprendem valores fundamentais como respeito, cooperação e resiliência.
Confira as principais vantagens de matricular seus filhos em uma escola que ofereça variadas práticas esportivas.
Benefícios do esporte no ambiente escolar
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as crianças pratiquem pelo menos uma hora de atividade física todo dia. Como a matéria preferida de muitos pequenos é a Educação Física, uma parte desta demanda semanal está cumprida. Por isso, matricular seus filhos em atividades extracurriculares de esportes pode ser ainda mais benéfico para eles.
Em primeiro lugar, a prática de esporte ajuda a desenvolver habilidades físicas e motoras, além de aumentar sua consciência corporal. Além disso, praticar esportes também fortalece o sistema cardiorrespiratório, melhora a circulação sanguínea, combate o estresse e gera bem-estar.
Como o esporte impacta o desempenho acadêmico dos estudantes
Além do aspecto físico, o esporte também favorece o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Como as modalidades esportivas são complexas, exigem dos praticantes não só a proficiência técnica, mas também estratégias e outros desafios mentais. Dessa forma, a prática esportiva aumenta também a capacidade de raciocínio lógico e de concentração.
Desenvolvimento social e emocional por meio das atividades esportivas
Ao aprenderem a trabalhar em equipe e dividir glórias e tristezas, as crianças e adolescentes também aprendem sobre o valor fundamental do respeito e de como lidar com frustrações. O convívio entre pessoas interessadas nas mesmas atividades que eles também ajudam a criar um senso de comunidade para os jovens.
A importância de iniciar o contato com o esporte desde cedo
O sedentarismo infantojuvenil é uma realidade mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco crianças e adolescentes não praticam atividade física em quantidade suficiente.
Telas de celulares, tablets e computadores são úteis e fundamentais hoje em dia, mas o exercício físico regular pode ser incorporado à vida de crianças e adolescentes para que, assim, desenvolvam menos chances de doenças no futuro, já que o esporte aumenta a imunidade e a resistência do corpo.
Vale a pena fazer uma avaliação física completa com seu filho e buscar matriculá-lo em escolas com foco em boas práticas esportivas, ou em atividades extracurriculares no esporte de preferência deles.
Especial Educação da Tribuna
Escolher a escola ideal para os filhos é um dos grandes desafios enfrentados pelos pais, especialmente no momento das matrículas.
Essa decisão vai além de avaliar a estrutura física da escola, envolve considerar o projeto pedagógico, os valores da instituição, a segurança e o ambiente oferecido.
A escola será o local onde a criança passará grande parte do seu tempo, interagirá com colegas, aprenderá lições importantes e formará sua visão de mundo. Por isso, investem tempo na pesquisa e visita às escolas, conversando com educadores e entendendo quais instituições podem oferecer a melhor base para o crescimento saudável e equilibrado de cada criança.
Acreditamos no poder da comunicação e podemos auxiliá-los nessa escolha.
A nossa proposta é levar a informação para ajudar os pais nessa escolha da escola para seus filhos, em uma ação da Tribuna com o propósito de expandir os canais de comunicação, com destaque aos conteúdos relacionados.