Antes da chegada dos refrigeradores e freezers, os habitantes da Finlândia cortavam blocos de gelo de um rio ou lago antes do degelo da primavera, cobriam-no com uma camada isolante de serragem e empilhavam-no em celeiros, fossos ou porões de gelo para proteger os produtos do ar quente dos meses de verão, relata o The Guardian.
Em meio ao aquecimento global e invernos cada vez mais imprevisíveis e curtos, uma versão moderna da técnica tradicional está sendo promovida como uma forma de salvar os resorts de esqui de baixa e média altitude da Europa.
No mês passado, o resort de esqui alpino francês Alpe du Grand Serre, em Isère, anunciou que foi forçado a fechar, porque não conseguiria se manter com neve por toda a temporada.
A solução para esse e outros resorts europeus está em importar a técnica filandesa para armazenar neve e reutilizá-la no ano seguinte. Além da serragem, mais recentemente os filandeses passaram a usar tapetes feitos de poliestireno extrudado, o mesmo material usado em isolamento residencial nos países nórdicos.
Mas 2024 foi o primeiro ano em que a empresa que criou a técnica, chamada Snow Secure, passou a oferecer armazenamento de neve também para fora da Finlândia.
O armazenamento já está sendo usado em Krokelvdalen, na Noruega, e Sastal, na Suíça. A partir do ano que vem também irá para Serra Nevada, na Andaluzia, Espanha, Tyrol Basin, em Wisconsin, e Ski Apache, no Novo México, EUA.
O princípio do negócio é coletar neve no final da temporada para armazenar e usar no início da próxima. Marko Mustonen, gerente de negócios do resort de esqui Levi, em Kittilä, disse que começou a reciclar neve em 2016 para garantir que pudesse abrir a tempo para a Copa do Mundo de Slalom anual, em novembro daquele ano.
O início do inverno, diz, é cada vez menos previsível — mesmo no norte da Finlândia. "O período em que temos o inverno real, o que significa que as temperaturas ficam abaixo de zero o tempo todo, pode ser do início de outubro a meados de novembro."
Fazer neve "quando a Mãe Natureza nos permite fazer neve" também significa que o resort não precisa depender de neve artificial, que gera maior consumo de energia. "Como temos reciclagem de neve, conseguimos fazer exatamente o mesmo que no ano passado para o início da temporada de esqui."
Levi estava recebendo consultas de resorts de esqui em toda a Europa sobre a reciclagem de neve, disse Mustonen. “Está despertando cada vez mais interesse e estamos recebendo muitas estações de esqui dos Alpes e outras estações de esqui europeias perguntando sobre isso”, disse ele. “Eles estão curiosos para saber os resultados e como fazemos isso.”
Antti Lauslahti, CEO da Snow Secure, disse que poder garantir a data de abertura do resort permite que as empresas reservem funcionários de forma confiável, e os turistas saibam que não enfrentarão decepções de última hora.