O Cubo Itáu, hub de conexão para fomento de negócios, lançou nesta quinta-feira (12) uma vertical com foco na transformação do setor energético, em parceria com a Copa Energia, dona das marcas Liquigás e Copagaz.
De acordo com o hub, serão buscadas startups voltadas à transição energética, eficiência energética, digitalização inteligente, mobilidade sustentável e biotecnologia aplicada à energia.
O objetivo do Cubo Energy, que também conta com apoio da Isa Energia, Cemig e Auren, é conectar startups, corporações e parceiros para desenvolver soluções e projetos que acelerem a transição do setor de energia, promovam eficiência e impulsionem a descarbonização.
“O setor ainda possui grandes desafios relacionados à integração e transformação digital que podem ser resolvidos por meio de tecnologias que já estão em desenvolvimento. Por meio dos hubs, ganhamos profundidade, conhecimento e acesso a talentos com expertises e visões complementares para compreender melhor os obstáculos e encontrar soluções mais precisas”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, em nota.
O Cubo Energy tem a expectativa de quadruplicar o número de startups na comunidade em seu primeiro ano de atuação: de sete para 28. Entre as ações que serão promovidas pelo hub está o “scouting”, que consiste na seleção e recomendação de startups para corporações parceiras, ampliando as oportunidades de conexão com potenciais clientes e parceiros, e ajudando a posicionar suas soluções no mercado.
Os hackathons temáticos serão eventos focados em desafios reais do setor de energia, em que as startups podem desenvolver, testar e aprimorar suas soluções, ganhando visibilidade e reconhecimento no ecossistema. A agenda também vai contar com apresentações em forma de “pitchs”, dias de inovação e trilhas de capacitação em inovação e energia.