Mundo


Luigi Mangione — Foto: PA Department of Corrections / Handout/Anadolu via Getty Images
Luigi Mangione — Foto: PA Department of Corrections / Handout/Anadolu via Getty Images

Um grande júri de Nova York indiciou Luigi Mangione sob acusações de assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, disse o gabinete do promotor público de Manhattan, em Nova York (EUA), nesta terça-feira (17). As informações são da CNBC.

Mangione recebeu uma acusação de homicídio de primeiro grau e duas acusações de homicídio de segundo grau pelo tiro fatal de Thompson em 4 de dezembro, juntamente com outras acusações de porte ilegal de arma e falsificação, diz a acusação.

O jovem de 26 anos, formado na Ivy League, pode enfrentar uma sentença máxima possível de prisão perpétua sem liberdade condicional, se for condenado.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, deve protocolar a papelada buscando a extradição de Mangione da Pensilvânia à luz da acusação, disse sua porta-voz, à NBC News.

Investigadores em Nova York acreditam que Mangione tinha raiva do setor de seguros de saúde e da “ganância" das empresas norte-americanas.

“Alegamos que Luigi Mangione executou o tiro descarado, direcionado e fatal no CEO da United Healthcare, Brian Thompson”, disse o promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, em uma declaração.

A prisão

O suspeito foi detido pela polícia local enquanto estava em um restaurante da rede McDonald’s e foi reconhecido por uma testemunha, a partir das imagens divulgadas pelas autoridades. Mangione carregava uma arma fabricada em uma impressora 3D, com silenciador acoplado. Segundo a comissária do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) Jessica Tisch, o equipamento é "consistente com a arma usada no assassinato".

O crime ocorreu no dia 4, em Midtown Manhattan. O CEO da United Healthcare, Brian Thompson, foi alvejado a queima-roupa do lado de fora do New York Hilton Midtown, onde participava de uma conferência de investidores. Imagens divulgadas por jornais americanos mostraram o atirador esperando pela vítima e atirando no CEO assim que cruzou a rua. O agressor fugiu de bicicleta pelo Central Park e deixou a cidade em um ônibus intermunicipal.

Além da arma, Mangione portava documentos falsos e vestimentas que, de acordo com a polícia, coincidem com as usadas pelo assassino. “Ele agiu sozinho", afirmou o prefeito de Nova York, Eric Adams, durante uma coletiva de imprensa. As autoridades investigam a trajetória de Mangione entre Nova York e a Pensilvânia e analisam anotações manuscritas encontradas com ele.

De acordo com a comissária Tisch, os documentos sugerem um possível ressentimento do suspeito em relação a empresas americanas. Mangione teria expressado críticas contra a tecnologia contemporânea e outros temas em contas de redes sociais.

A prisão de Mangione ocorreu após uma semana de buscas intensas, com a polícia analisando horas de registros de vídeo e coletando evidências forenses. No dia 8, mergulhadores do Departamento de Polícia de Nova York realizaram buscas subaquáticas no Central Park, mas não encontraram novas pistas. A mochila do suspeito, abandonada no local, continha dinheiro do jogo Monopoly e uma jaqueta.

O UnitedHealth Group se manifestou por meio de um porta-voz, agradecendo às autoridades pela condução da investigação. “Nossa esperança é que a apreensão traga algum alívio à família de Brian, amigos e colegas, profundamente afetados por esta tragédia”, diz o comunicado.

Mais recente Próxima Melhores livros de 2024: os títulos de tecnologia e negócios que foram destaque no ano
Mais do Época NEGÓCIOS

Atualmente, existem dezenas de milhares de cavernas conhecidas em todo o mundo e outras são descobertas todos os dias. Na verdade, muitas das cavernas do planeta permanecem inexploradas

Os astronautas subterrâneos: por que cientistas desbravam profundezas cada vez maiores da Terra

Enquanto isso, o YouTube viu sua relevância ameaçada entre públicos mais jovens, especialmente devido à preferência por vídeos curtos e dinâmicos

Bloqueio do X, ascensão de Bluesky e Threads e domínio do TikTok: o ano das redes sociais

Avião era um modelo fabricado pela brasileira Embraer. Havia 67 pessoas a bordo; a informação é que 32 sobreviveram

O que se sabe sobre avião que caiu no Cazaquistão com 67 a bordo

Segundo eles, o segredo está em um cristal de memória 5D, capaz de armazenar o genoma humano completo por bilhões de anos

Bombou na Época NEGÓCIOS: Cientistas descobrem uma maneira de trazer a humanidade de volta da extinção

McLaren, Aston Martin Aramco e Red Bull estão entre as equipes que utilizam novas tecnologias para melhorar suas performances

Equipes da F1 estão usando IA para melhorar o desempenho na pista

Cientista da computação e arqueólogo usaram uma combinação de evidências físicas e modelagem computacional para propor um conjunto de regras plausíveis

Cientistas descobrem as regras de um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo

Feriado é celebrado no dia 25 de dezembro e tem como costume decorações típicas, troca de presentes, ceia, músicas além da troca de mensagens com pessoas próximas que não puderam estar presente

Sem criatividade para escrever frases de Feliz Natal? Veja 15 mensagens para desejar boas festas no WhatsApp