Mundo


Os arcos paralímpicos exibidos no Arco do Triunfo — Foto: Getty Images
Os arcos paralímpicos exibidos no Arco do Triunfo — Foto: Getty Images

As Olimpíadas já terminaram, mas Paris ainda reserva muitas emoções para os melhores atletas do planeta. Desta vez, são os atletas paralímpicos que entram em cena.

Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1960, e desde 1988 o país sede das Olimpíadas é o mesmo para as duas competições. A abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris será realizada nesta quarta-feira (28), às 15h.

Assim como aconteceu com as Olimpíadas, a França quer que a sua edição da competição fique marcada pela igualdade. Se, nos Jogos Olímpicos, o foco era a divisão igualitária de vagas entre homens e mulheres e um maior destaque para modalidades femininas, nos Jogos Paralímpicos isso ocorre, em parte, por meio da união dos símbolos dos dois eventos.

Oficialmente, os símbolos que representam os dos Jogos são diferentes: saem de cena os arcos olímpicos e entra o logo composto por três curvas nas cures vermelha, azul e verde. Mas, pelo menos em Paris, essa será a única diferença entre eles.

Os mascotes Phryge, na versão olímpica e paralímpica — Foto: Divulgação
Os mascotes Phryge, na versão olímpica e paralímpica — Foto: Divulgação

Os mascotes vermelhos, os The Phryges, que marcaram as olimpíadas, pela primeira vez na história, serão os mesmos utilizados na paralímpiada, com apenas uma diferença: uma das pernas da versão paralímpica é possui uma prótese de corrida em uma das pernas, exaltando a diferença.

O gorro vermelho, um dos símbolos da revolução francesa, foi escolhido pelo Comitê Organizador por "representar uma ideia e um símbolo de liberdade".

Mesmo logo, diferentes arcos — Foto: Getty Images
Mesmo logo, diferentes arcos — Foto: Getty Images

Em edições anteriores, o logo dos jogos olímpicos e paralímpicos também costumavam ser diferentes. Dessa vez, somente os arcos que marcam cada uma das modalidades serão alterados.

"O logotipo de Paris 2024 combina três símbolos distintos – a medalha de ouro, a chama e Marianne, a personificação da República Francesa. Cada um desses símbolos reflete uma parte de nossa identidade e valores. Esta também é a primeira vez na história que o mesmo emblema é usado tanto para os Jogos Olímpicos quanto para os Jogos Paralímpicos", explica o Comitê Organizador em seu website.

Uma das etapas do revezamento da tocha olímpica — Foto: Getty Images
Uma das etapas do revezamento da tocha olímpica — Foto: Getty Images

Igualdade também do revezamento da tocha olímpica. Essa foi a primeira vez que a tocha — que foi reciclada para ser utilizada pelo menos 10 vezes cada — é a mesma para as duas competições.

Para os organizadores, a decisão serve para enfatizar as mensagens de união e inclusão entre os dois eventos e para promover valores como igualdade, diversidade e acessibilidade.

Mais recente Próxima Criança quebra jarra de 3,5 mil anos em museu Hecht, de Israel
Mais do Época NEGÓCIOS

Em crise, marca britânica foi vendida em novembro de 2023 pela Natura

The Body Shop deve fechar lojas e sair do Brasil

A inteligência artificial diz ainda qual a melhor combinação para obter sucesso financeiro e como combinar cores difererentes para múltiplos objetivos

Qual a melhor cor para usar no final de ano? ChatGPT, Gemini e Meta AI recomendam as cores certas para cada objetivo

Passar menos tempo na internet é uma tendência crescente, e 2025 pode ser o ano ideal para iniciar mudanças

Como reduzir seu tempo online em 2025: dicas práticas para um detox digital eficiente

Novos usuários? Novos algoritmos? Ou tem algo mais acontecendo nos bastidores? A história por trás das novas mudanças no X.

O experimento social de Elon Musk com a humanidade

Kremlin não se pronunciará oficialmente até o fim da investigação; Azerbaijan Airlines cita 'interferência externa' e suspende voos para dez cidades russas

Chefe da aviação russa afirma que avião do Azerbaijão tentou pousar durante ataque de drones ucranianos

CEO da Meta disse que se trata apenas de um abrigo contra furacões, e não um espaço pós-apocalíptico para proteção em caso de colapso da civilização

Mark Zuckerberg fala pela primeira vez sobre "bunker do Juízo Final" em sua propriedade no Havaí

Tendência alarmante de abate de aviões de passageiros por armamentos militares desafia avanços históricos na segurança da aviação civil

Mísseis são a principal causa de mortes em voos comerciais nos últimos dez anos, diz o WSJ

Pedra foi fotografada em setembro deste ano quando o rover espacial atravessava a cratera de Jezero, uma região com 45 quilômetros de largura que pode ter sido inundada de água

Mais lidas do ano: Nasa encontra rocha espacial com formato de rosto humano em Marte

Carteirinha de identificação incluirá um QR code que poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional