Olhares vazados na arte
aproximações estéticas entre Ana das Carrancas e Amedeo Modigliani
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i3.34348Palavras-chave:
Ana das Carrancas, Amedeo Modigliani, arte popular, estéticaResumo
Este artigo discute a característica dos olhos vazados nas carrancas de Ana das Carrancas, artista popular brasileira, traçando aproximações com a obra de Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano. A pesquisa parte da análise das formas expressivas dos artistas, focando no simbolismo dos olhos vazados, que transcendem a estética e expressam profundos significados emocionais e culturais. Enquanto Ana das Carrancas utilizava essa característica como uma homenagem ao seu marido com deficiência visual, conferindo melancolia e introspecção às suas esculturas, Modigliani explorava o vazio dos olhos em suas pinturas para criar uma atmosfera de mistério e convidar o espectador a uma reflexão introspectiva. A metodologia utilizada é qualitativa, com revisão bibliográfica, fundamentada em pesquisadores como Aquino e Epiphanio (2022), Freitas e Sousa (2017; 2019) e Machado (2008). Embora os contextos dos artistas sejam distintos, ambos empregam o vazio dos olhos como uma forma de expressão artística, revelando a complexidade da alma humana. O artigo também reforça a relevância de Ana das Carrancas para a arte popular brasileira e seu legado cultural.
Downloads
Referências
AQUINO, Sonha Maria Coelho; EPIPHANIO, Erika Hofling. Vida e arte de Ana das Carrancas: uma análise sob o olhar da logoterapia. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. 104-117, maio/ago. 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28941. Acesso em: 15 fev. 2024.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2005.
FREITAS, Ariane Santellano de; SOUSA, Edson Luiz André de. O olhar que faz rasura na pintura de Modigliani. Artefilosofia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte da UFOP, Ouro Preto, v. 12, n. 23, p. 24-36, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/993. Acesso em 15 set. 2024.
FREITAS, Ariane Santellano de; SOUSA, Edson Luiz André de. (Des)velar imagens: derivações sobre o olhar na obra de Amedeo Modigliani. Trivium: Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 71-84, jan./jun. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/trivium/v11n1/v11n1a09.pdf. Acesso em 15 set. 2024.
GOMBRICH, Ernst Hans Josef. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MACHADO, Arlindo. A arte popular e suas múltiplas camadas emocionais. Rio de Janeiro: Ed. Arte Popular, 2008.
MUSA, João. Fotografia da pintura “Lunia Czechowska” de Amedeo Modigliani (1918): acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, [s.d.]a. Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/lunia-czechowska. Acesso em: 21 set. 2024.
MUSA, João. Fotografia da pintura “Retrato de Leopold Zborowski” de Amedeo Modigliani (1916-19): acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, [s.d.]b. Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/retrato-de-leopold-zborowski. Acesso em: 21 set. 2024.
SOUZA, Jusamara. Arte no ensino fundamental. I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7171-3-7-artes-jussamara&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em 30 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.