Novas configurações entre a obra “A filha perdida”, de Elena Ferrante, e “Marta e Maria”, de Caravaggio
literatura, psicologia, intermidialidade e interartes
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i3.32805Palavras-chave:
Literatura, Psicologia, Elena Ferrante, CaravaggioResumo
O artigo objetiva estudar o entrelaçamento possível entre literatura, psicologia, intermídias e interartes, tendo como objeto a obra ficcional literária A filha perdida, de Elena Ferrante, o texto do Evangelho de Lucas 10: 38 – 42 e a obra de arte Marta e Maria Madalena, de Caravaggio. No livro, há apresentação de três mães: Leda, a protagonista, Nina e a mãe de Leda. É interessante observar o cruzamento das particularidades de relação entre mãe e filhas, como também a mulher existente nessas mães. Da mesma forma, as figuras de Marta e Maria Madalena trazem contribuição em torno dos papéis sociais das mulheres. Por fim, destaca-se também a relação entre estruturação da psique, a infância, o vínculo com a própria mãe e a influência disso tudo na relação com as filhas, o que desdobra ao encontro com a própria verdade escondida e esquecida. Para embasar a análise, utilizou-se como fonte secundária as obras A Maternidade e o encontro com a própria sombra: O resgate do relacionamento entre mães e filhos, de Laura Gutman (2016), e O desenvolvimento da personalidade, de Carl Gustav Jung (2013), para além de teóricos como Didi-Huberman (1998), entre outros.
Downloads
Referências
DIAS, H. D. O Novo Testamento. Brasília: CEI, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
FERRANTE, E. A filha perdida. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2016.
GUTMAN, L. A Maternidade e o encontro com a própria sombra: o resgate do relacionamento entre mães e filhos. Tradução de Luis Carlos Cabral e Mariana Laura Corullón. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora BestSeller, 2016.
JUNG, C. G. Memórias, sonhos e reflexões. Organização de Aniela Jaffé. Tradução de Dora Ferreira da Silva. 1. ed. esp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. O. C XVII: Capítulos I, III, IV e VI. Obra original publicada em 1939; Ano copyright: 1972. 14. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.
SILVEIRA, N. Jung: vida e obra. 8. ed. (Obra original publicada em 1968). Rio de Janeiro: José Álvaro Ed., 2001.
STAGLIANO, K. A Psicanálise e a Maternidade. YouTube Instituto ESPE, 14 de mai. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_vrrAHkTMhY. Acesso em: 09 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.