A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, atingiu um recorde histórico de produção de água tratada, alcançando a marca de 44,6 mil litros por segundo. O volume supera a capacidade máxima do plano verão e a média de produção fora da alta temporada.
A Cedae e as concessionárias responsáveis pela distribuição de água implementaram uma operação estratégica para atender à alta demanda do período de festas de fim de ano, quando o Rio de Janeiro recebe milhões de turistas.
A operação recorde foi possível graças aos investimentos realizados em 2024, como a aquisição de novos motores e melhorias eletromecânicas no Sistema Guandu. “A produção extraordinária é acionada estrategicamente durante períodos de alta demanda para atender às necessidades com eficiência. Contudo, para assegurar o pleno funcionamento da ETA Guandu, esse modelo não pode ser mantido de forma contínua. Essa medida é adotada para reforçar a segurança hídrica da população”, explicou Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.
A operação especial será mantida até o fim do ano, garantindo o abastecimento durante o Réveillon em Copacabana e demais eventos na cidade.