Tecnologia
Por — Brasília

O ministério da Justiça e Segurança Pública atualizou nesta quinta-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, permitindo que usuários bloqueiem parcialmente os aparelhos, na nova modalidade chamada Modo Recuperação. A função é voltada para o bloqueio da linha telefônica e aplicativos bancários, além de senhas vinculadas ao aparelho. Essa atualização permitirá que, em casos de roubo ou furto, o celular continue ativo na rede de telefonia, facilitando o rastreamento pela polícia, e a possível recuperação do aparelho.

O bloqueio parcial é uma alternativa ao bloqueio geral, que já era adotado, mas impossibilitava o rastreamento do aparelho. Nessa nova modalidade, o IMEI - que é o número de identificação do celular - permanece inalterado, permitindo que o celular se conecte à rede de telefonia, sem que o usuário precise abrir mão da segurança dos aplicativos.

Até o momento, 11 estados estão conveniados ao programa, mas as funcionalidades da plataforma podem ser acessadas por todo Brasil, em qualquer estado. Assim que baixar gratuitamente o app, o usuário pode colocar as informações e selecionar o modo de recuperação do aparelho, como vermelho - para total bloqueio, ou laranja- modo recuperação.

Ou seja, com a atualização, quando o celular roubado receber um chip novo ou uma nova linha for habilitada, um alerta será emitido na tela do aparelho. O informe diz que se trata de celular roubado ou furtado. O ministério da Justiça vai notificar a polícia civil, que então, envia uma mensagem ao número cadastrado com uma intimação. Se a pessoa que estiver com o aparelho não apresentar uma nota fiscal, deverá entregar o celular.

De acordo com o diretor de programas do ministério da Justiça e Segurança Pública, André Leite, esse sinal serve para que um comprador desavisado entregue o aparelho em uma delegacia.

Nos próximos 90 dias, o Ministério da Justiça promete lançar novas funcionalidades no programa, como a possibilidade de consultar a lista de aparelhos com restrição. Isso poderá evitar que pessoas comprem celulares furtados ou roubados. A ideia é que as novidades estejam disponíveis até o carnaval, período em que o crime aumenta no país.

Mais recente Próxima É verdade que Whatsapp vai notificar quem tirar print das conversas?
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo