São Paulo
Por — São Paulo

Cinco policiais militares de São Paulo foram presos na manhã desta segunda-feira (16) suspeitos de extorquir comerciantes no Brás. Uma policial civil também teve a prisão decretada. O Ministério Público de São Paulo e as polícias Civil, Militar e Federal realizaram uma operação para desarticular o esquema que ocorria no centro da capital paulista.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão preventiva, incluindo a dos seis policiais — além de outras 20 ordens de busca e apreensão. Pelo menos oito empresas e 21 pessoas tiveram sigilos bancário e fiscal quebrados.

A investigação aponta que integrantes das policiais civil e militar faziam parte do esquema. A apuração começou após a Corregedoria da PM identificar a cobrança de pagamentos de agentes da segurança pública para vendedores da região, que é conhecida pelo comércio popular.

Segundo a investigação, várias vítimas do esquema são vendedores imigrantes de países da América do Sul que não possuem acesso a linhas de crédito. Eles eram obrigados a procurar agiotas para conseguir dinheiro para pagar os agentes de segurança. Os agiotas ainda usavam os mesmos policiais militares para cobrar as dívidas dos comerciantes, de forma violenta.

Uma das testemunhas ouvidas pelos promotores relatou que o grupo exigia R$ 15 mil por ano e mais R$ 300 por semana para autorizar a permanência dos comerciantes no Brás.

A investigação ainda flagrou uma escrivã da Polícia Civil extorquindo os comerciantes.

Mais recente Próxima Operação visa desarticular organização especializada em roubos de carros fortes
Mais da CBN

Foi o que disse, em entrevista à CBN, o advogado Paulo Ascenção, que acompanha a família da jovem.

Família de jovem baleada na cabeça por agentes da PRF vai processar a União

Até o momento, 14 corpos já foram liberados para os familiares.

Polícia Civil identifica 15 vítimas de acidente entre ônibus e carreta em MG

Em entrevista ao Jornal da CBN, o ator Tony Ramos disse que o humor do artista era resultado de "muita reflexão".

Tony Ramos: 'Ney Latorraca era um ator de muita reflexão'

Entre os personagens mais lembrados, estão os icônicos Vlad, de Vamp, e Barbosa, da TV Pirata.

Artistas e fãs prestam homenagens a Ney Latorraca nas redes sociais

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Cláudia Ohana lembrou a experiência de contracenar com o ator na novela Vamp, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo.

'Era capaz de falar da vida e da morte com humor', diz Cláudia Ohana sobre Ney Latorraca

Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos de idade

Segundo o Ministério dos Transportes, o trabalho foi reforçado desde ontem, com a participação de 29 mergulhadores profissionais.

Representantes de ministérios e agências federais se reúnem para discutir impactos do desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira, o primeiro alerta via Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez em que o sistema foi utilizado em uma situação real.

Defesa Civil emite um alerta para chuvas fortes com raios e rajadas de vento em São Paulo

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil