São Paulo
Por

Os clientes da Sabesp relatam duplicidade na cobrança nas contas do mês de outubro. Em alguns casos, não foi possível fazer a consulta do valor dos boletos pelo site ou até mesmo emitir a segunda via.

'Não recebi a conta de água. Nem no site está contando. [A conta] foi paga via Pix, confirmado o pagamento via Pix. A Sabesp me notificou essa semana de que iria cortar porque estava em nada de inadimplente. A atendente informou que é um erro generalizado. Recebi no meu escritório a conta de novembro, informando que a conta de outubro estava em aberto e que poderia haver o corte de fornecimento. Verifiquei que a conta realmente estava paga e entrei em contato com a Sabesp'.

A Sabesp ainda não confirma se há algum problema na cobrança das contas de água após o ataque hacker no final do mês passado.

Em um comunicado ao mercado nesta segunda-feira, a companhia afirmou que houve um vazamento de uma quantidade inexpressiva de dados pessoais. A ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi notificada.

No último dia 22, a Sabesp foi alvo de um ataque cibernético. O problema afetou principalmente o atendimento aos clientes, que já foi reestabelecido.

Os criminosos criptografaram dados da empresa e pediram resgate. No entanto, a Companhia contava com uma cópia de segurança dos dados que não foi afetada e possibilitou o restabelecimento do sistema.

O abastecimento de água e a manutenção no rede não tiveram impactos registados pela empresa.

A recomendação do Procon-SP é de que os consumidores que eventualmente receberam contas em duplicidade podem registrar uma queixa diretamente no site da empresa, anexando, se possível, imagens das duas faturas.

Caso a demanda não seja atendida, uma reclamação pode ser registrada no site do Procon-SP ou em um dos pontos de atendimento na capital e nas unidades do Procon municipal.

Direito do consumidor

O advogado especialista em Direito do Consumidor, Arthur Rollo, destaca que a responsabilidade pelo pagamento das contas, mesmo em casos de falhas no débito automático, recai sobre o consumidor, que deve verificar se as contas foram pagas. Além disso, enfatiza a obrigação da Sabesp de informar os clientes sobre problemas como ataques cibernéticos que podem afetar o envio das faturas. Ouça e saiba mais.

Mais recente Próxima Uma semana após incêndio, shopping no Brás segue interditado e pode ser demolido
Mais da CBN

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte Francisco.

Foi o que disse, em entrevista à CBN, o advogado Paulo Ascenção, que acompanha a família da jovem.

Família de jovem baleada na cabeça por agentes da PRF vai processar a União

Até o momento, 14 corpos já foram liberados para os familiares.

Polícia Civil identifica 15 vítimas de acidente entre ônibus e carreta em MG

Em entrevista ao Jornal da CBN, o ator Tony Ramos disse que o humor do artista era resultado de "muita reflexão".

Tony Ramos: 'Ney Latorraca era um ator de muita reflexão'

Entre os personagens mais lembrados, estão os icônicos Vlad, de Vamp, e Barbosa, da TV Pirata.

Artistas e fãs prestam homenagens a Ney Latorraca nas redes sociais

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Cláudia Ohana lembrou a experiência de contracenar com o ator na novela Vamp, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo.

'Era capaz de falar da vida e da morte com humor', diz Cláudia Ohana sobre Ney Latorraca

Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos de idade

Segundo o Ministério dos Transportes, o trabalho foi reforçado desde ontem, com a participação de 29 mergulhadores profissionais.

Representantes de ministérios e agências federais se reúnem para discutir impactos do desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira, o primeiro alerta via Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez em que o sistema foi utilizado em uma situação real.

Defesa Civil emite um alerta para chuvas fortes com raios e rajadas de vento em São Paulo

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil