Rio de Janeiro
Por — Rio de Janeiro

O Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contará com um reforço de segurança de 3,3 mil policiais militares, além de agentes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do programa Segurança Presente. A orla será monitorada por 17 pontos de revista equipados com detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial, capazes de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, para evitar a presença de criminosos no local.

Neste ano, haverá 78 torres de observação distribuídas entre o canteiro central, o calçadão, o espelho d’água e os arredores dos três palcos principais — 18 torres a mais que no ano passado. A segurança também será ampliada com o uso de 15 drones com tecnologia de reconhecimento facial e outros dois drones para monitoramento, cujas imagens serão transmitidas em tempo real para a base da Polícia Militar.

Entre as atrações musicais que se apresentarão na festa estão Anitta, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Ivete Sangalo. No Leme, foi instalado um novo palco, que contará com apresentações de artistas da música gospel.

O Secretário Estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou que o planejamento para esta virada de ano foi mais abrangente em comparação ao ano anterior, devido às mudanças estruturais no evento.

"Fez com que a gente alocasse para aquela região mais de 18 pontos de observação, fez com que também nós, no efetivo total, utilizássemos 3.298 policiais militares, que representa um aumento de 12% do efetivo empregado do ano passado, e também nós empregaremos 70 viaturas. Há uma preocupação nossa, obviamente, com os modais de transporte, como eu disse, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde, estarão com um câmbio de reconhecimento facial, além de policiais a cavalo, policiais com moto e quadriciclos", afirmou.

A Polícia Civil reforçará o efetivo nas centrais de flagrante das delegacias de Copacabana, Ipanema e Leblon, além de aumentar o número de agentes em outras unidades da Zona Sul. O programa Segurança Presente terá 40 viaturas e 120 policiais atuando em Copacabana entre 18h e 6h da manhã, com foco na fiscalização ostensiva e na proteção de pontos turísticos.

O Corpo de Bombeiros alocará 168 militares para Copacabana, incluindo 77 guarda-vidas. Uma inovação deste ano é a presença de médicos em motos-aquáticas, proporcionando um atendimento mais ágil, como explicou comandante-geral do Corpo de Bombeiros , coronel Tarciso Antônio de Salles Junior.

"Essas moto aquáticas serão tripuladas por um médico. Isso é algo novo no Brasil e acreditamos que também no mundo. Um médico na moto aquática consegue fazer um atendimento, reduzir o tempo-resposta em relação à ambulância de 50% a 80%. Então, essas moto aquáticas tripuladas por um médico, elas fazem o atendimento no mar e também na areia e no calçadão como um todo", explicou.

Em todo o estado, 28 mil agentes serão mobilizados para garantir a segurança em outras áreas do Rio de Janeiro, como a Região dos Lagos e a região metropolitana, que também atraem muitos visitantes na virada do ano.

Mais recente Próxima Policial penal é morto após confundir armas de assaltantes com armas de gel
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo