Rio de Janeiro
Por — Rio de Janeiro

Familiares do artesão José Augusto Mota da Silva, que morreu enquanto aguardava atendimento na UPA da Cidade de Deus, na Zona Oeste, estão no Rio de Janeiro em busca de respostas sobre o caso. Apesar de José morar no Rio há 12 anos, toda a família reside em São Paulo. Os parentes pretendem acionar a Justiça contra a cidade do Rio de Janeiro e os envolvidos no episódio. Neste momento, a principal dúvida dos familiares é sobre a causa da morte de José, ainda não estabelecida no atestado de óbito. O IML do Rio faz exames complementares para definir o que causou a morte.

Nessa segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde demitiu 20 funcionários da UPA. Entre os dispensados estão quatro médicos; enfermeiros; e porteiros. O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, vem pontuando que a responsabilidade pela atenção dos pacientes é compartilhada por todos. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, no entanto, acredita que demissões antes das conclusões das sindicâncias instauradas são precipitadas.

José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, chegou à unidade, na noite da última sexta-feira, reclamando de fortes dores no estômago. Ele foi submetido a uma triagem às 20h30, mas desmaiou pouco tempo depois, na sala de espera. Após ser levado para a sala vermelha, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. José foi velado e enterrado no último domingo, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

A imagem de José morto na sala de espera viralizou nas redes sociais. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, que também está sendo apurado pelo Conselho Regional de Medicina, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Comissão de Saúde da Câmara do Rio.

Mais recente Próxima Justiça decreta prisão de suspeito de atirar em turista argentino no Rio
Mais da CBN

Foi o que disse, em entrevista à CBN, o advogado Paulo Ascenção, que acompanha a família da jovem.

Família de jovem baleada na cabeça por agentes da PRF vai processar a União

Até o momento, 14 corpos já foram liberados para os familiares.

Polícia Civil identifica 15 vítimas de acidente entre ônibus e carreta em MG

Em entrevista ao Jornal da CBN, o ator Tony Ramos disse que o humor do artista era resultado de "muita reflexão".

Tony Ramos: 'Ney Latorraca era um ator de muita reflexão'

Entre os personagens mais lembrados, estão os icônicos Vlad, de Vamp, e Barbosa, da TV Pirata.

Artistas e fãs prestam homenagens a Ney Latorraca nas redes sociais

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Cláudia Ohana lembrou a experiência de contracenar com o ator na novela Vamp, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo.

'Era capaz de falar da vida e da morte com humor', diz Cláudia Ohana sobre Ney Latorraca

Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos de idade

Segundo o Ministério dos Transportes, o trabalho foi reforçado desde ontem, com a participação de 29 mergulhadores profissionais.

Representantes de ministérios e agências federais se reúnem para discutir impactos do desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira, o primeiro alerta via Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez em que o sistema foi utilizado em uma situação real.

Defesa Civil emite um alerta para chuvas fortes com raios e rajadas de vento em São Paulo

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil