Rio de Janeiro
Por — Rio de Janeiro

Uma pesquisa inédita da Fundação Oswaldo Cruz identificou uma contaminação de tubarões por cocaína no Rio de Janeiro. A droga foi encontrada em 13 animais da espécie conhecida popularmente como “tubarão-bico-fino-brasileiro" ou “cação-frango”, que vive próxima à costa. A substância benzoilecgonina, resultante da metabolização da cocaína no organismo, foi encontrada em 12 deles. Ouça a reportagem completa abaixo:

As coletas foram feitas no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, entre setembro de 2021 e agosto de 2023. Segundo a bióloga Rachel Davis, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, há duas hipóteses para explicar porque a cocaína foi encontrada nos animais: o descarte direto e o próprio consumo pelos seres humanos, já que as estações de tratamento sanitário não conseguem filtrar a droga.

"A gente postulou duas hipóteses, a primeira seria laboratórios ilegais, de refino, que poderiam fazer descargas da droga direto em ambientes aquáticos que depois chegam no mar, mas, na verdade, isso seria uma pouca quantidade, o caminho mais provável de chegada no ambiente marinho é justamente através do consumo, então, pessoas que fazem uso da droga, metabolizam essa droga, essa droga passa inalterada por estações de tratamento de esgoto, porque as estações de tratamento atuais no mundo inteiro não são capazes de retirar esse tipo de composto, esse tipo de droga do esgoto. Tem um emissário submarino ali na Barra e os animais foram coletados no Recreio."

Segundo a pesquisa, a concentração média de cocaína nos tubarões foi três vezes maior que a concentração da benzoilecgonina, provavelmente pela superexposição dos tubarões à droga. Outro ponto é que a cocaína foi encontrada mais nos músculos do que no fígado dos peixes, principal órgão que metaboliza as substâncias no organismo. A constatação também pode indicar que os tubarões podem ter se contaminado pelo contato com a água onde vivem.

Ainda não há conclusões sobre o impacto da presença de cocaína nos tubarões para os seres humanos, mas os pesquisadores acreditam que o risco seja mínimo, já que o contato dos banhistas com o mar é esporádico e a água não é usada para cozinhar alimentos, por exemplo.

As amostras foram analisadas em uma unidade ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina. Os resultados foram publicados na revista científica Science of The Total Environment. Nas próximas etapas do estudo, os pesquisadores pretendem coletar e analisar amostras de água e outros animais em outras regiões do Rio.

Mais recente Próxima Prefeitura do Rio entra com ação contra Light devido a apagões na Ilha do Governador
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo