Jornal da CBN
Por — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump pela vitória e pelo retorno à presidência dos Estados Unidos. Lula disse que a democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada.

Nas redes sociais, Lula disse que o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para ter mais paz, desenvolvimento e prosperidade. O presidente desejou sorte e sucesso ao novo governo agora de Donald Trump. Isso quase uma semana após declarar apoio à outra candidata, Kamala Harris..

Outros líderes da América Latina se pronunciam

Mais políticos da América Latina também falaram sobre a vitória de Trump. O presidente argentino Javier Milei, em uma publicação na rede social X, chamou a vitória eleitoral de "formidável" e disse que Trump pode contar com o apoio da Argentina nos seus objetivos.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, um outro líder de direita, também parabenizou Donald Trump, postou uma foto em que aperta a mão do ex-presidente.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizou Trump também e disse que o diálogo Norte-Sul vai continuar. Ele defendeu cooperação no enfrentamento à crise climática e disse que a única forma de selar fronteiras é com o fim de bloqueios e a prosperidade dos povos do Sul.

Eleições nos EUA

Em uma disputa acirrada, Donald Trump foi eleito como o novo presidente dos Estados Unidos. Ele será o 47º a chefiar o país, após derrotar a democrata Kamala Harris, e será presidente pela segunda vez. Ao todo, ele ultrapassou o número de 270 delegados no Colégio Eleitoral necessários para vencer a disputa.

O político fez um discurso na Flórida, onde apoiadores acompanharam a apuração desde as primeiras horas desta quarta-feira (6). Ao lado do vice JD Vance, Trump agradeceu aos apoiadores e falou sobre pautas de campanha com destaque para a questão imigratória.

Desde o início da contagem dos votos, o republicano liderou a corrida nos sete estados chave. Kamala ainda não se manifestou e deve fazer um pronunciamento nesta quarta-feira (6).

Além da eleição presidencial, o pleito legislativo também marcou vitória dos republicanos sobre os democratas, tanto na Câmara quanto no Senado.

Mais recente Próxima Ex-embaixador do Brasil nos EUA diz que governo Trump vai gerar incerteza política e econômica mundialmente
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo