CBN São Paulo

"Encontrei um pinguim na praia, e agora?" Há quem diga que o certo a se fazer é pegar o animal e colocá-lo dentro de um balde de gelo, mas você sabia que isso pode pôr em risco tanto a saúde dele quanto a sua? No CBN São Paulo deste sábado (13), a apresentadora Cássia Godoy conversa com Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, sobre o que fazer ao se deparar com a ave na praia. Ouça a entrevista completa abaixo:

O especialista, que atua no Litoral Norte de São Paulo, explica que muitos dos animais que chegam ao Brasil vêm da Patagônia, na Argentina, e, na maioria das vezes, ainda são filhotes - o que pode chamar atenção pelo tamanho e penugem diferente do "pinguim clássico" que vemos nos filmes.

Também diferentemente do que se pensa, o pinguim que chega à costa brasileira está com frio e colocá-lo no gelo pode provocar hipotermia no animal. A orientação era acomodar a ave em um espaço aquecido, mas Hugo Gallo explica que esse protocolo foi alterado pelo risco de gripe aviária e, agora, se deve chamar autoridades:

"Para que as pessoas devidamente equipadas, com máscaras, com luvas, vão até o local para socorrer o animal, porque, embora não haja nenhum registro ainda de um pinguim que tenha passado a gripe aviária para o humano, nós temos esse aviso, que é um protocolo mundial, e que a gente está seguindo e pedindo para que as pessoas não se aproximem", explica.

Mais recente Próxima Eleições 2024: CBN visita o seu bairro em São Paulo para saber como ele poderia ser melhor