Política
Por

Pela primeira vez, o presidente Lula deve deixar de fora do indulto do Natal presos por abuso de autoridade, previsto na lei que começou a valer em 2019. Entre as novidades, o Planalto também vai proibir o benefício para condenados por crimes contra a administração pública, como fraudes, previsto na Lei de Licitações. A previsão é que Lula ainda repita as proibições do ano passado e excluia do indulto presos do 8 de janeiro, condenados por crimes contra o estado democrático de direito e pessoas que cometeram crimes hediondos, como tortura e terrorismo. Também podem ficar de fora condenados por racismo, violência contra a mulher, pessoas integrantes de facções criminosas, lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

O indulto também não deve atingir as pessoas que tenham firmado acordo de colaboração premiada, independentemente do crime praticado. Inicialmente o governo tinha previsto o acesso ao indulto a condenados por crimes na modalidade culposa, quando não há intenção de praticar o ato, mas, depois, voltou atrás e decidiu manter a proibição.

O mestre em direito penal e doutor em direito constitucional, Acácio Miranda, lembra que Lula repete as restrições do ano passado, como deixar de fora envolvidos do 8 de janeiro, e diz que o governo reforça o recado tolerância zero a crimes contra as instituições democráticas.

O indulto de natal deste ano deve contemplar presos com espectro autista severo, grávidas de alto risco, infectados pelo vírus HIV em estágio terminal, além de pessoas com deficiência, presos com doenças crônica e idosos com mais de 60 anos. O benefício também pretende atingir mães e avós que não tenham cometido crimes violentos e que tenham filhos ou netos de até 12 anos. O texto, o qual a CBN teve acesso, ainda prevê a redução da pena pela metade para mulheres gestantes ou que tenham filhos com até 14 anos e homens que sejam os únicos responsáveis pelos cuidados de filhos menores de 14 anos. O benefício não vai valer para pessoas que tenham cometido violência ou grave ameaça contra crianças ou adolescentes.

O indulto é uma medida que concede perdão total a um grupo de presos para tentar desafogar o sistema carcerário e estimular a reintegração social.

Mais recente Próxima Prisão de cacique acusado de incitar atos antidemocráticos é mantida após audiência de custódia
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo