Política
Por

Em um revés para o governo, líderes do PSD e União Brasil não assinaram os requerimentos de urgência para dois projetos do pacote de corte de gastos. O Planalto contava com a aprovação dos pedidos ainda na sessão plenária desta terça-feira (3) para acelerar a tramitação das medidas.

Governistas também não conseguiram as 34 assinaturas para solicitar à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) extrapauta e encaixar, em sessão desta quarta-feira (4), a leitura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no abono salarial, no Fundeb e nos chamados 'supersalários'.

O movimento dos parlamentares se dá diante das regras mais rígidas determinadas pelo ministro Flávio Dino, e chanceladas pela maioria dos ministros do Supremo, para a liberação das emendas parlamentares. Mas também é uma derrota para o presidente da Câmara, Arthur Lira, que vinha garantindo que a tramitação do pacote de contenção de gastos seria célere.

Líderes das bancadas já vinham ameaçando com retirada de apoio às medidas de ajuste fiscal nesta segunda-feira após a decisão de Dino. O governo entrou em campo e pediu celeridade ao Tesouro Nacional para a liberação de R$ 7,8 bilhões em emendas de comissão e de bancadas estaduais, que estavam suspensas desde agosto. O objetivo é liberar os recursos até o final da semana.

Mais cedo, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai ingressar com embargos de declaração no STF pedindo maiores explicações a respeito da decisão que autorizou a liberação das emendas parlamentares e, assim autorizar a liberação das verbas das emendas de acordo com o projeto aprovado pelo Congresso.

Mais recente Próxima Bancada do agro formaliza apoio à Hugo Motta, mas entrega lista de prioridades
Mais da CBN

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte Francisco.

Foi o que disse, em entrevista à CBN, o advogado Paulo Ascenção, que acompanha a família da jovem.

Família de jovem baleada na cabeça por agentes da PRF vai processar a União

Até o momento, 14 corpos já foram liberados para os familiares.

Polícia Civil identifica 15 vítimas de acidente entre ônibus e carreta em MG

Em entrevista ao Jornal da CBN, o ator Tony Ramos disse que o humor do artista era resultado de "muita reflexão".

Tony Ramos: 'Ney Latorraca era um ator de muita reflexão'

Entre os personagens mais lembrados, estão os icônicos Vlad, de Vamp, e Barbosa, da TV Pirata.

Artistas e fãs prestam homenagens a Ney Latorraca nas redes sociais

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Cláudia Ohana lembrou a experiência de contracenar com o ator na novela Vamp, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo.

'Era capaz de falar da vida e da morte com humor', diz Cláudia Ohana sobre Ney Latorraca

Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos de idade

Segundo o Ministério dos Transportes, o trabalho foi reforçado desde ontem, com a participação de 29 mergulhadores profissionais.

Representantes de ministérios e agências federais se reúnem para discutir impactos do desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira, o primeiro alerta via Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez em que o sistema foi utilizado em uma situação real.

Defesa Civil emite um alerta para chuvas fortes com raios e rajadas de vento em São Paulo

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil