RFi

O oficial sênior do exército russo Igor Kirillov, de 54 anos, e um assessor dele foram mortos em uma explosão perto de um prédio residencial no sudeste de Moscou na manhã de terça-feira (17), segundo Comitê Investigativo Russo, que é responsável pelas principais investigações no país. O ataque sem precedentes foi reivindicado por Kiev em meio à ofensiva russa na Ucrânia, em andamento desde fevereiro de 2022.

Um dispositivo explosivo teria sido colocado em uma moto do tipo scooter estacionada perto do edifício. E teria sido acionado à distância matando na hora o general de alta patente e comandante das Forças de Defesa Radionuclear, Química e Biológica da Rússia, Igor Kirillov, no cargo desde abril de 2017. Testemunhas no local relatam barulho muito alto da explosão e um clarão. A entrada do prédio ficou danificada.

Kirillov foi sancionado em outubro pelo Reino Unido por “implantação de armas químicas bárbaras na Ucrânia”. O atentado contra o general, ato raro na capital russa, que é fortemente protegida, foi imediatamente reivindicado pelos serviços de segurança ucranianos, o SBU, que já haviam acusado o general russo de “crimes de guerra”, na segunda-feira, por ter ordenado, segundo Kiev, o uso de armas químicas contra as tropas ucranianas.

Desde fevereiro de 2022, mais de 4.800 casos de uso de “munições químicas” pelo exército russo foram registrados, disse a agência de inteligência SBU. As autoridades russas rejeitaram repetidamente essas acusações, descrevendo-as como “absurdas”.

Líderes russos reagiram alegando tentativas de intimidação por parte de Kiev. O ex-presidente russo Dmitri Medvedev disse que as tentativas da Ucrania de "impedir o avanço do exército russo e de semear o medo estão fadadas ao fracasso”.

A Rússia abriu uma investigação sobre ‘assassinato’, ‘atentado’ e ‘tráfico de armas’ sobre o atentado contra o general russo em Moscou desta terça. Logo em seguida à explosão, o exército da Rússia reivindicou a captura de uma nova cidade no leste da Ucrânia, Gannivka. Nessa segunda (16), o presidente russo Vladimir Putin elogiou suas tropas pela "conquista 189 cidades ucranianas em 2024” cerca de 4.500 km2 do território ucraniano e pelo avanço constante diário do exército.

Mais recente Próxima Macron nomeia aliado da 'velha guarda' centrista François Bayrou para primeiro-ministro da França
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo