A partir desta segunda-feira, todas as cidades brasileiras estão autorizadas a receber o sinal da internet 5G. Os técnicos da Anatel conseguiram adiantar essa liberação, mas não mexeram em outro relevante cronograma: o da entrega de kits grátis da parabólica digital.
Os dois assuntos estão correlacionados porque a internet 5G opera na radiofrequência de 3,5 GHz. Até então, esta mesma faixa era utilizada pela transmissão de TV naquela parabólica tradicional, que lembra uma espinha de peixe. Foi necessário “limpar” a frequência para que fosse ocupada pela tecnologia de internet.
Isso significa que a televisão via parabólica foi transferida para outra forma de transmissão, que depende da recepção por uma parabólica mais moderna. Como parte destes esforços, o governo e as operadoras parceiras oferecem de graça o aparelho da TV por parabólica digital, bem como sua instalação.
O equipamento é mais moderno e lembra os receptores de algumas operadoras de TV por assinatura, com um disco no meio. O prazo para solicitação se encerra em mais alguns meses: está marcado para 29 de junho de 2025.
É preciso ter em mente, porém, que a entrega gratuita é destinada a pessoas inscritas em programas sociais. Por isso mesmo, o ideal é acessar a página https://sigaantenado.com.br/ e clicar no botão “Saiba se você tem direito”.
Os beneficiários da iniciativa não precisam pagar nada. Ao fazer o cadastro, podem escolher a data da instalação. O técnico irá posicionar a antena parabólica mais moderna e checar se o sinal da TV está chegando corretamente.
A entidade responsável pelo projeto recomenda que os consumidores reciclem a parabólica antiga, pois ela não terá mais utilidade.