Esporte
Por — São Paulo

Quatro jogadoras do time feminino do River Plate, da Argentina, vão ser mantidas presas de forma preventiva por estarem envolvidas em um caso de injúria racial ocorrido no empate com o Grêmio pela Ladies Cup, na noite desta sexta-feira (20), na capital paulista. A audiência de custódia das quatro atletas aconteceu neste sábado (21).

Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram levadas para a 6ª Delegacia de Polícia em São Paulo após o jogo. As vítimas e as testemunhas foram ouvidas e apontaram as quatro atletas como responsáveis pelos atos. Elas serão encaminhadas a um presídio de São Paulo. A advogada Thaís Sankari informou que irá entrar com um pedido de habeas corpus neste domingo para que possam responder em liberdade.

Segundo reportagem do GE, a decisão do juiz levou em consideração a ausência de vínculos com o Brasil das atletas. O River Plate vem dando suporte: além de repudiar a injúria racial cometida, o clube ainda se comprometeu em ter a responsabilidade de sempre apresentá-las aos órgãos judiciais quando necessário, até mesmo para que as atletas possam ser libertadas.

Os atos racistas aconteceram ainda no primeiro tempo da partida, realizada no estádio do Canindé. Após o gol de empate do grêmio, houve uma confusão no gramado. Candela Díaz imitou macaco na direção de um gandula, o que gerou revolta nas atletas do Grêmio. Elas então deixaram o campo de jogo. Seis jogadoras do River Plate foram expulsas e a partida foi encerrada.

A treinadora do Grêmio, Thaissan Passos, revelou que as jogadoras do time gaúcho também foram vítimas de ofensas raciais.

O Grêmio se manifestou em nota e repudiou os atos das jogadoras do River Plate contra o gandula e também às atletas gremistas.

O Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu eliminar a equipe argentina da edição 2024 e determinou suspensão do evento por dois anos. Além disso, a organização do torneio irá promover ações antes da final deste domingo, às 16h, entre Grêmio e Bahia. As equipes irão entrar em campo com uma faixa contra o racismo. Antes da partida, um representante de cada clube lerá um manifesto antirracista. Ainda serão colocadas mensagens nas placas de LED no campo.

Mais recente Próxima Onde assistir a Verona x Milan pelo Campeonato Italiano e aos outros jogos desta sexta-feira (20)
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo