Cultura
Por

Após o filme 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, ser pré-selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, a presidente da Academia Brasileira de Cinema (ABC), Renata Almeida Magalhães, celebrou a conquista e afirmou que o longa merece ir além do território nacional. A ABC é responsável pela escolha do filme brasileiro que vai disputar o Oscar.

Renata destacou as qualidades do filme, que aborda a história da família de Rubens Paiva, morto durante a Ditadura Militar. Ela classificou a atuação de Fernanda Torres - como Eunice, mulher do político - como "extraordinária".

"Com imensa alegria, acabo de receber a notícia de que 'Ainda Estou Aqui' está na shortlist para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional de 2025. É um filme sensível, sincero e sobretudo, necessário, com uma atuação extraordinária da nossa Fernanda Torres. [O filme] não só merece estar onde está, como merece ir além. Viva o filme do Walter e viva o cinema brasileiro, que não morre e não morrerá jamais", declarou.

Com a escolha do longa de Walter Salles, o Brasil quebra um longo período sem aparecer nas pré-listas, algo que não acontecia desde 2008, com o filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger. Já a última indicação do país na categoria Melhor Filme Internacional foi em 1999 com "Central do Brasil", também dirigido por Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro.

'Ainda Estou Aqui' foi indicado na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Drama (Fernanda Torres) no Globo de Ouro 2025, que acontece em 5 de janeiro. O longa também foi escolhido como um dos melhores filmes do ano pela BBC, além de Melhor Filme Internacional pela Associação de Críticos do Novo México.

No Oscar, a próxima etapa, em 17 de janeiro, é a escolha dos cinco filmes que vão disputar a estatueta de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. A cerimônia de premiação está marcada para 2 de março de 2025.

Mais recente Próxima Fernanda Torres: saiba em quais streamings assistir filmes e séries com a atriz
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo