Marcelo d'Agosto

Uma ouvinte quer saber por que os títulos do Tesouro Direto se desvalorizam nos meses em que os cupons de juros são pagos. Saiba a resposta de Marcelo d'Agosto abaixo:

Os juros dos títulos do Tesouro Direto são pagos numa determinada data. Por exemplo, O Tesouro IPCA mais com juros semestrais com vencimento em 2030 paga juros no dia 15 dos meses de fevereiro e agosto. E os juros são sempre para o período de seis meses. Independentemente da data que você fez a aplicação.

Se você comprar o Tesouro IPCA+ 2030 no dia primeiro de agosto, vai receber os juros desde 15 de fevereiro. E vai receber no dia 15 de agosto. Então, no preço que você compra o título já tá considerado o juro do período. Você paga mais caro, porque vai receber os juros logo a frente. Por isso o preço de mercado do título diminui depois do pagamento dos juros. Mas o importante é que isso não tem impacto na rentabilidade.

Quando você compara só a variação do preço, você não leva em conta o que recebeu de juros. Então, para saber a rentabilidade, tem que levar em conta os juros.

Resumo

  • Esse efeito da queda do preço dos títulos do Tesouro que pagam juros ocorre justamente por causa dos juros.
  • Mas não significa que o título desvalorizou. Para calcular a rentabilidade, precisa levar em conta o que recebeu de juros

Mais recente Próxima Vale a pena investir em criptomoedas para recuperar prejuízo com outras ações?