SOS Rio Grande do Sul
Por

Anteriormente chamado de 'cidade provisória', o Centro Humanitário de Acolhimento de Porto Alegre vai ser inaugurado oficialmente na quinta-feira (11). Havia previsão de a entrega ocorrer nesta quarta-feira (10), mas, segundo o governo do estado, foram necessários ajustes finais na obra.

Três famílias vão chegar a esse espaço inicialmente, sendo elas da região das ilhas de Porto Alegre, do bairro Sarandi, e do bairro Humaitá - as três regiões mais atingidas da capital gaúcha. A prefeitura espera que 60 pessoas sejam acomodadas por dia no local até chegar na capacidade máxima, que segundo o governo do Estado, é de cerca de 850 pessoas.

De acordo com a prefeitura, até esta quarta, 350 pessoas já foram identificadas para essa transferência. O Centro Vida prevê acolher as vítimas da enchente com estrutura superior a dos abrigos provisórios, onde essas famílias estão atualmente. Na capital gaúcha, ainda há 929 pessoas fora de casa, em 19 alojamentos provisórios.

A estrutura do Centro Humanitário de Acolhimento de Porto Alegre tem estrutura diferente do centro inaugurado em Canoas, na Região Metropolitana, onde foram montadas casas modulares, cedidas pela Organização das Nações Unidas A infraestrutura do local na capital é a mesma utilizada em hospitais de campanha e também outras estruturas emergenciais instaladas pelo poder público e iniciativa privada durante o período da pandemia.

Há divisórias internas para definir melhor os espaços ocupados por cada família e, assim, garantir um pouco mais de privacidade para elas. Essas unidades são distribuídas em alas, divididas em 7 dormitórios masculinos, sete dormitórios femininos, 96 unidades para grupos familiares de até cinco pessoas e seis unidades para grupos familiares de até 10 pessoas, além de seis dormitórios LGBT+, para até oito pessoas cada.

A estrutura também do centro de acolhimento vai contar com banheiros, refeitórios, lavanderia coletiva, berçário, posto médico, além de serviços de água, energia elétrica e internet.

Mais recente Próxima Rio Grande do Sul inaugura nesta quinta (4) primeira 'cidade provisória' para desabrigados
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo