Eleições 2024
Por — Belo Horizonte

O governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), afirmou que encarou com "naturalidade" a derrota do candidato Bruno Engler (PL) na disputa à prefeitura de Belo Horizonte. Apoiado por Zema no segundo turno, o bolsonarista foi derrotado pelo atual prefeito Fuad Noman (PSD), que foi reeleito no último domingo (27), com 53,73% dos votos válidos.

A declaração do governador ocorreu durante um evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, nesta terça-feira (29). Sobre o resultado das urnas, Zema afirmou que, independentemente dos apoios aos candidatos pelos padrinhos políticos, cabe ao eleitor decidir quem deve governar.

"Eu acho que é a vontade do povo que prevaleceu. Aí não existe nenhum patrocinador de campanha que consiga transferir votos, que consiga definir campanha. Tivemos Brasil afora diversos casos de pessoas que foram apoiadas e que não conseguiram vencer. Então, eu encaro com naturalidade, eleição é sempre cada uma, uma eleição diferente", disse.

Antes de Engler, no primeiro turno, Romeu Zema declarou apoio ao candidato Mauro Tramonte (Republicanos) que terminou em terceiro e ficou de fora do segundo turno na disputa à prefeitura da capital mineira. Nos dois turnos, Zema optou por não participar de agendas de rua com os candidatos, dando um apoio virtual com aparições na propaganda de rádio, TV e nas redes sociais.

Projeções para 2026

Além de citar a eleição municipal em BH, o governador mineiro também fez projeções para o pleito de 2026 e confirmou que o seu candidato será o atual vice, Mateus Simões (NOVO). Segundo Zema, ele trabalhará "arduamente" na campanha.

"Meu candidato para 2026, para que o nosso trabalho continue, é o vice-governador Mateus Simões. Ele tem sido o meu braço direito, ele conhece administração pública e está a par de todos os grandes projetos das questões de Minas Gerais. E não há nenhuma pessoa tão preparada. O meu apoio será totalmente a ele, trabalharei muito para que ele seja eleito e que esse trabalho nosso continue com a gestão dele a partir de 2026", declarou.

Nos últimos meses, Mateus Simões já vem assumido várias das agendas do governador, como inaugurações de obras. Inclusive, o vice-governador já afirmou a empresários que assumirá o posto, em definitivo, a partir de março de 2026, quando Romeu Zema deve deixar o comando estadual para disputar a Presidência da República.

Mais recente Próxima Ronaldo Caiado diz que se sentiu desrespeitado com tentativa de Bolsonaro de derrotá-lo em Goiânia
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo