Brasil
Por

O presidente Lula sanciona nesta segunda-feira (13) o projeto de Lei que proíbe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. De acordo com o texto, os alunos poderão levar os aparelhos na mochila, mas o uso será limitado para casos de saúde ou emergências.

A lei, aprovada pelo senado em dezembro de 2024, proíbe o uso em todos os ambientes escolares, inclusive em recreios e intervalos de aulas. A regra vale para todos os segmentos da educação básica. A nova legislação tem como objetivo minimizar as distrações causadas pelos dispositivos móveis durante as atividades escolares. Antes, o texto original previa a proibição do apenas para crianças de até 10 anos, mas isso foi alterado.

A proposta recebeu apoio tanto de parlamentares da base governista quanto da oposição. Alguns estados e municípios, como o Rio de Janeiro, já haviam implementado regras semelhantes no ano passado.

A nova legislação entrará em vigor no início deste ano letivo, em fevereiro. A partir de então, os celulares só poderão ser utilizados em contexto educacional, quando solicitado pelos professores ou pela instituição de ensino. Também serão permitidas exceções para alunos que necessitam de apoio tecnológico ou acessibilidade.

Mais recente Próxima Lei que proíbe celulares nas escolas será sancionada nesta segunda-feira sem vetos
Mais da CBN

Benedito tratava um câncer e estava internado desde o dia 31 de dezembro de 2024.

Morre Benedito de Lira, prefeito da Barra de São Miguel e pai de Arthur Lira, aos 82 anos

O objetivo da mudança da Receita Federal, diz o especialista, é fiscalizar possíveis movimentações ilícitas e apenas isso.

'Nada mudou em relação ao PIX', afirma diretor jurídico da Febraban

A partir de agora, Receita Federal está de olho em movimentações acima dos R$ 5 mil e incluíram o PIX no monitoramento.

PIX taxado? Imposto para transação? Saiba o que é verdade sobre o meio de pagamento em meio a fake news

O projeto foi sancionado com 13 vetos e no último dia do prazo. O governo barrou a possibilidade dos estados abaterem de suas dívidas a prestação de serviços de cooperação entre estado e governo federal.

Lula sanciona com vetos projeto de renegociação da dívida dos estados

Aos 18 anos, João é considerado um dos grandes talentos não apenas do tênis, mas do esporte brasileiro. Ele é o tenista brasileiros mais jovem a vencer em uma primeira fase de Grand Slam.

Tenista brasileiro João Fonseca ganha em sua estreia em Grand Slams

Marina Vieira e Anna Beatriz Bezerra compartilham no Jornal da CBN as estratégias que as levaram à nota máxima no Enem 2024.

Simulado cronometrado e 'esqueleto' de redação: conheça as estratégias de sucesso das estudantes nota mil no Enem

Um ouvinte pergunta qual o melhor investimento: poupança, plano de previdência ou outra aplicação. Acompanhe o comentário de Marcelo d'Agosto.

Qual o melhor investimento para guardar uma sobra do orçamento todo mês?

O economista Alison Oliveira, coordenador do indicador FipeZap, em entrevista ao Jornal da CBN, detalha os motivos da variação e cita a questão da oferta e da demanda.

‘Aquecimento da economia e taxa de juros são fatores que provocaram a elevação no preço dos alugueis’, diz economista

Meta controla o aplicativo mais baixado pelos brasileiros em 2024; foram 65,2 milhões de downloads.

Instagram reafirma o fim dos filtros que modificam rostos

A expectativa é de que um milhão de pessoas compareçam, o que seria o maior show da carreira da artista.

Show de Lady Gaga em Copacabana está confirmado para maio, diz Lauro Jardim