Brasil

A polícia francesa recolheu todos os pertences do fotógrafo brasileiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, para colher o DNA do homem. Inicialmente, após fazer uma checagem da mala e dos objetos do fotógrafo, a polícia francesa liberou o envio dos pertences para a família no Brasil, mas nessa terça-feira, Rafael Basso, um dos amigos que vêm ajudando as autoridades francesas, disse que foram instruídos pela polícia a manter os itens guardados para ajudar nas investigações.

Além do avanço das apurações da polícia na França, a imprensa do país europeu também passou a noticiar sobre o desaparecimento do brasileiro. Inicialmente, amigos e parentes tiveram dificuldade para que o caso ganhasse repercussão no país e, ainda, na investigação das autoridades da França.

A Polícia Federal explicou que diferente do Brasil, na França é expresso o direito da pessoa desaparecer, caso tenha essa vontade, desde que seja maior de idade e não tenha nenhuma entrada criminal ou de outra natureza.

Apesar disso, o governo brasileiro tem pedido empenho das autoridades francesas nas buscas por Flávio. Além do Itamaraty, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em nome do parlamento brasileiro, pediu engajamento das autoridades francesas para que possam esclarecer o caso. O Governo de Minas também pediu detalhes sobre a investigação. A Interpol também incluiu Flávio de Castro no alerta global sobre pessoas desaparecidas.

Mesmo com os primeiros avanços na apuração do caso, parentes e amigos pedem o acesso às câmeras de segurança dos últimos lugares percorridos por Flávio. Apesar de Paris ser uma das cidades mais vigiadas do mundo e o brasileiro ter passado por lugares que são monitorados, o protocolo pra abertura do acesso às imagens das câmeras na França é extremamente restrito.

O brasileiro Flávio de Castro tem uma agência especializada em fotografias de casamento e viajou à capital francesa pra registrar a celebração de uma amiga.

Após o trabalho, ele resolveu prolongar a viagem e passou mais dias no país europeu. Pouco antes do desaparecimento, ele conversou com um amigo e contou que caiu no meio do Rio Sena e aguardou socorro por três horas - até ser resgatado pelos bombeiros e levado para o hospital com suspeita de hipotermia.

O acidente aconteceu em 26 de novembro, mesmo dia em que Flávio retornaria pro Brasil. Poucas horas depois de dar entrada no hospital, Flávio teve alta. Ele foi à imobiliária que alugou o apartamento pra pedir ajuda. Depois disso, afirmou ao amigo que conseguiu um outro apartamento e falou que iria dormir. Depois disso, ninguém mais teve contato com ele. O celular do brasileiro foi encontrado em um restaurante.

Mais recente Próxima Violência na Amazônia Legal tem grande influência do Comando Vermelho e PCC
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo