Brasil

Por Malu Mões, CBN

Idosos e jovens - que não são parentes - têm dividido apartamento em meio a alta dos aluguéis. Na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, a estratégia é até política pública. A ideia é combater a solidão e a depressão dos idosos, e solucionar a demanda de moradia de universitários com baixa renda que mudam de cidade para estudar. No Brasil, o fenômeno não é institucionalizado, mas já têm adeptos. Especialistas defendem a tática, apesar de pedirem cautela. Idosos e jovens relatam os pontos positivos e negativos da experiência.

A universitária Sarah Faria é a caçula onde mora. Há um ano ela deixou a casa dos pais, em Taubaté, no interior de São Paulo, para fazer faculdade na capital paulista. Sarah tem 19 anos. Marlene e Creusa, que moram com ela, tem 64 e 68 anos.

A separação de gerações não causa atritos. Sarah diz que isso, na verdade, gera trocas interessantes. E, apesar da diferença de idade, as três construíram uma amizade. A vendedora Creusa de Lima vê o convívio com Sarah como uma experiência gostosa. Ela conta que ficaria triste se morasse sozinha.

Solidão e depressão em idosos

Dados do IBGE do ano passado mostram que 16% da população mora sozinha. E, a cada cinco pessoas que estão nessa situação, duas delas são idosas. Os números preocupam especialistas. A professora de Saúde Pública da USP Yeda Duarte explica que o problema não é seniores morarem só, mas não terem uma rede de apoio próxima com que possam contar.

A professora coordena há 20 anos o estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento. A pesquisa, realizada na capital paulista, mostra que oito mil idosos não têm a quem pedir ajuda caso precisem. Há quase dois milhões de pessoas com mais de 60 anos na cidade de São Paulo: 16% vivem sozinhos. A maioria está em processo de fragilização, o que os torna ainda mais vulneráveis a quedas, hospitalizações, e mortes.

Uma pesquisa nacional realizada por ele mostrou que uma a cada três pessoas com mais de 50 anos têm sinais de depressão: 17% dos entrevistados também afirmaram sentir solidão. Para combater esse cenário, instituições no Canadá, Estados Unidos e Europa têm juntado universitários de baixa renda que mudam de cidade para estudar com idosos que vivem sozinhos.

Mas nem todo mundo tem uma experiência positiva. A mineira Luisa Vieira se mudou para Toronto, no Canadá. E morou por sete meses com uma idosa de mais de 70 anos. Ela relata que a senhora era solitária, sem parentes próximos, e acabava criando dependência e sendo autoritária com os jovens.

Um estudo realizado na Queen’s University, no Canadá, com quase quatro mil universitários mostrou que mais da metade gostaria que as faculdades apoiassem essas moradias intergeracionais. Mas só 13% ficaram “muito” ou “extremamente” interessados em morar com idosos. A maioria, apresentou ressalvas argumentando constrangimentos, dificuldade para receber convidados e falta de privacidade.

Casas intergeracionais

No Brasil, não existe nenhuma iniciativa institucionalizada. Mas já há adeptos. Dividir a moradia com outras pessoas tem sido uma solução pra muita gente com o preço salgado dos aluguéis. Nos últimos 12 meses até julho, os aluguéis subiram 16%, segundo o indíce FipeZap.

O autônomo paulista Bruno Ferreira mora desde os 12 anos com idosos. No começo, ele viu a convivência como conflituosa e chata. Hoje, agradece aos colegas de casa mais velhos que teve.

Aos 27, Bruno fala com carinho dos amigos que tem: diz que a maioria é de pessoas na terceira idade. O melhor amigo não é exceção. Os 50 anos de diferença entre os dois nunca foi empecilho a nada. Ao contrário, fortalece ainda mais a relação.

Mais recente Próxima Sete policiais são suspeitos de participação no roubo metralhadoras do Exército
Mais da CBN

Juliana Rangel, de 26 anos, foi atingida por um disparo na cabeça e está internada em estado gravíssimo.

PF vai investigar agentes da PRF envolvidos no caso da jovem baleada; envolvidos prestam depoimento nesta quarta (25)

O número foi atualizado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

Sobe para seis o número de mortes por chuvas em Minas Gerais

Testemunhas afirmaram que o veículo da família foi atingido por vários disparos, que teriam partido de agentes da PRF.

'Liguei a seta pra encostar e foram metendo bala', diz pai de jovem baleada por agentes da PRF

O acidente ocorreu no final da tarde do último domingo (22/12), quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram no rio.

PF abre investigação para apurar responsabilidades de queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

O Ministério de Emergências do país informou que há sobreviventes.

Avião fabricado pela Embraer cai com 67 pessoas no Cazaquistão; ao menos 30 pessoas morreram

Viviane Brandão, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), diz que análise da ANA indica que rio Tocantins não ficou contaminado após queda de ponte.

'Não há risco à saúde, mas é preciso atenção', diz superintendente da ANA sobre rio Tocantins após desabamento de ponte

O professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani explica que o decreto é importante principalmente em estados que não têm protocolo de uso de força

'O óbvio, no Brasil, precisa ser dito', diz especialista sobre decreto que restringe uso de força por policiais

O acerto com o jogador havia acontecido ainda no sábado, mas o anuncio acontece na tarde desta terça (24) de uma forma pouco usual.

Oscar deixa Shangai Port e retorna ao São Paulo, clube que o revelou

O ex-deputado voltou à prisão por desrespeitar condições estabelecidos para a liberdade condicional, como permanecer em casa durante o período noturno.

Após audiência de custódia, Moraes mantém pena em regime fechado para Daniel Silveira

O episódio foi registrado em 2022, após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.

Advogada de MG é condenada a pagar R$ 20 mil após vídeo com comentários xenofóbicos contra nordestinos