A Ditadura Recontada


Elio Gaspari

O jornalista Elio Gaspari. — Foto: Divulgação

Conhecido por sua obra sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, o jornalista Elio Gaspari recebeu o Prêmio Vladimir Herzog e o Prêmio ABL de Ensaio, crítica e história literária. É colunista do jornal O Globo e da Folha de S. Paulo, além de ter publicações no Correio do Povo, O POVO e A Tribuna. Sua série de cinco livros sobre a ditadura militar brasileira, cuja pesquisa se iniciou em 1984, se tornou leitura obrigatória para quem quer entender o tema e traz informações incontornáveis sobre os bastidores do regime de exceção. O podcast A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe teve décadas de apuração, profundo trabalho de reportagem e históricas entrevistas de Elio Gaspari.

Plínio Fraga

O jornalista e escritor Plínio Fraga. — Foto: Divulgação

É jornalista, escritor e doutor em mídia e mediações sociais pela UFRJ. É autor da biografia Tancredo Neves – o príncipe civil e do livro-reportagem Cidadania, a fome das fomes. Trabalhou nas revistas Época e Piauí e nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Foi consultor e pesquisador de filmes e séries. A série A Ditadura Recontada teve concepção de Plínio Fraga, junto com Pedro Dias Leite.

Thiago Barbosa

Gerente de produtos digitais da CBN, Thiago Barbosa. — Foto: Reprodução/SET

Há 20 anos na CBN, é Gerente de Produtos Digitais. Também já foi redator, repórter e âncora. Com passagens pela TV Globo, Deustche Welle e rádios Eldorado e Trianon, Thiago se formou em jornalismo pela Universidade Metodista. No podcast A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe, é responsável pela coordenação e desenvolvimento, junto com Alexandre Maron, e também pela produção, com Bárbara Falcão, e parte das locuções.

Alexandre Maron

Alexandre Maron, sócio-fundador da Ampere Mídia. — Foto: Reprodução/Redes sociais

É jornalista e roteirista com mais de 20 anos de carreira e passagens pelos grupos Globo e Folha. Criou e gerenciou a produção de diversas revistas, jornais, livros, sites, vídeos e apps. É co-fundador da Ampère, produtora especializada em podcasts. Junto com Thiago Barbosa, Maron foi responsável pela coordenação e desenvolvimento do A Ditadura Recontada.

Nadedja Calado

Nadedja Calado, jornalista. — Foto: Arquivo pessoal

Jornalista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, Nadedja Calado tem passagens por diversas editorias em redações de rádio, televisão, jornal online e impresso. Foi repórter da CBN e atualmente trabalha na agência italiana de notícias ANSA. É apresentadora do A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe.

Helena Dias

Helena Dias, produtora criativa, roteirista e pesquisadora. — Foto: Arquivo pessoal

É produtora criativa, roteirista e pesquisadora atuante há mais de 12 anos no mercado latino-americano. Graduada em Rádio e TV pela UFRJ e Pós- Graduada em Cinema Documentário pela FGV, é responsável pela ideia original, pesquisa, roteiro e coordenação de produção em Sementes: Mulheres Pretas no Poder (Globoplay) e foi pesquisadora do filme Angela (Prime Video), candidato a vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. Sócia-diretora da Sapucaia, Helena ainda participou da produção do documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa. Foi responsável por pesquisas e pela co-narração do A Ditadura Recontada: as vozes do Golpe.

Bárbara Falcão

Bárbara Falcão, apresentadora, repórter e produtora da CBN. — Foto: Arquivo pessoal

É jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás e pesquisadora de podcasts. Iniciou a trajetória profissional no rádio em 2011 e desde então acumula experiência em diferentes editorias e funções, além de conquistar diversos prêmios. Atua na CBN desde 2021, desempenhando os papéis de apresentadora, repórter, produtora e editora. Foi responsável pela produção, edição e montagem d'A Ditadura Recontada.

Laura Capelhuchnik

Laura Capelhuchnik, jornalista e produtora da rádio CBN. — Foto: Thiago Quadros/Nexo Jornal

Produtora da rádio CBN e roteirista do podcast Livros no Centro, realizado pela Livraria Megafauna. Jornalista formada pela ECA-USP, tem passagem pelas redações do Nexo Jornal, do jornal O Estado de S. Paulo e do podcast documental Israel Story, produzido em parceria com o jornal The Times of Israel. Também foi colaboradora da Rádio Eldorado e da produtora de podcasts Trovão Mídia. Fez a edição e a montagem do A Ditadura Recontada.

Ana Maria Straube

Ana Maria Straube é jornalista e roteirista. — Foto: Reprodução/ Redes sociais

É jornalista, roteirista e pesquisadora. Ganhou o prêmio de melhor pitching de Projetos de Série de TV para o público infantojuvenil do Rota Festival 2023 com o projeto Escola de Piratas, foi finalista do Laboratório de Projetos de Séries do Rota Festival em 2022 com o projeto Calouros, e finalista da Audio Series Session do Serie Lab em 2023. Desenvolve projetos audiovisuais e audiosséries de ficção e não-ficção. Foi responsável pelos roteiros do podcast A Ditadura Recontada.

Pedro Leal

Pedro Leal, compositor de trilha sonora para teatro, cinema, podcast e roteirista. — Foto: Arquivo pessoal

Compositor de trilha sonora para teatro, cinema, podcast e roteirista, Pedro Leal David é doutorando em composição pela UNIRIO e bacharel em Jornalismo pela UFRJ. É autor da trilha sonora original das séries de podcast Praia dos Ossos, Retrato Narrado, entre outras. No cinema, assina a trilha de Sinfonia de um Homem Comum de José Jofilly e em teatro, participou de Guanabara Canibal e Caranguejo Overdrive. Para A Ditadura Recontada, compôs a trilha sonora original.

Marianna Romano

Marianna Romano, produtora de podcasts e compositora. — Foto: Arquivo pessoal

É uma produtora de podcasts e compositora do Rio de Janeiro. Desde 2018 atua fazendo roteiro, revisão de história, edição de som e trilha sonora para diversos programas, como Reply All, Seedcast, Foro de Teresina, Pistoleiros, A Terra é Redonda, Pavulagem, dentre muitos outros. É responsável pelo desenho de som e a mixagem do podcast A Ditadura Recontada.

Mais recente Próxima Com áudios inéditos, podcast 'A Ditadura Recontada' é lançado nos 60 anos do golpe
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo