Inspirada na filosofia japonesa mottainai, que valoriza o “não desperdício”, a Japan House São Paulo apresenta uma exposição que explora soluções criativas de design e práticas sustentáveis no uso de recursos naturais. Em cartaz desde 03 de dezembro, a mostra Princípios japoneses: design e recursos ocupa o térreo do centro cultural.
A exposição reúne 16 projetos assinados por 14 criadores, abrangendo áreas como arquitetura, design, artesanato, têxteis, esportes e música. Entre móveis, objetos e peças diversas, os trabalhos destacam formas inovadoras de reduzir desperdícios e valorizar recursos e técnicas tradicionais japonesas.
“O objetivo da exposição, ao apresentar essas iniciativas do Japão, é inspirar os brasileiros com soluções criativas e grandes inovações tecnológicas, que são guiadas por essa consciência da relação com a natureza. Ao mesmo tempo que trazemos exemplos de ponta, evidenciamos que essa preocupação está enraizada no Japão há muito tempo, como algumas peças especiais que fazem uso de técnicas milenares, caso do bashōfu , do aizomê e do kaibuki, presentes na mostra lado a lado de projetos novos e revolucionários”, explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra.
O arroz, alimento essencial na culinária japonesa, está presente em diversos projetos. O artesão Ikuya Sagara utiliza a palha do arroz para construir telhados com a técnica ancestral kayabuki. Já o projeto TYPE - I MM Project, da A-POC ABLE ISSEY MIYAKE, transforma cascas de arroz, subproduto do seu processamento, em tecidos sustentáveis com o material inovador Triporous™, desenvolvido pelo Grupo Sony.
Outras propostas incluem as banquetas "RRR" (Rice-Reinforced Roll) de Kosuke Araki, feitas de arroz, serragem e juta, e as louças descartáveis da Wasara, fabricadas com bambu e bagaço de cana-de-açúcar reaproveitados. A fibra de banana também ganha destaque: no vilarejo de Ogimi, em Okinawa, a técnica tradicional bashōfu transforma essa matéria-prima em tecidos leves, como o quimono exibido na mostra, cuja modelagem reduz ao máximo o desperdício de material.
A ambientação da exposição, projetada pelo escritório de arquitetura RADDAR, liderado por Sol Camacho, também incorpora os princípios da sustentabilidade. Móveis e cenografia foram revestidos com papel-moeda reciclado produzido no Brasil, alinhando a concepção do espaço aos valores da mostra. Paralelamente, a Japan House promoverá uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas e debates, incentivando reflexões sobre sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Princípios japoneses: design e recursos
Local: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP
Período: 03 de dezembro de 2024 a 4 de maio de 2025
Horários: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.